A pouco mais de duas semanas da final da Libertadores, Danilo corre contra o tempo para mostrar que merece uma vaga no time do Palmeiras. Titular nas duas últimas partidas do Verdão, o volante foi um dos principais destaques da equipe.

Danilo ficou afastado dos gramados por cerca de três semanas em outubro devido a uma canelite, um incomum problema físico. Nesse período, ficou de fora de cinco partidas do time alviverde. Depois de retornar como titular contra o Sport, foi reserva no duelo com o Grêmio e, em seguida, começou jogando contra Santos e Atlético-GO, já que Felipe Melo foi preservado pela comissão.

No clássico disputado na Vila Belmiro, Danilo dominou a faixa central do campo. De acordo com o Footstats, foi o jogador do meio para frente do Palmeiras com mais passes certos na partida (50). Na partida seguinte, contra o Atlético-GO, o volante chamou a atenção pela precisão: acertou todos os 41 passes que tentou.

Desde que chegou ao Palmeiras, Abel Ferreira deixou claro que não tem um time titular fixo. O treinador monta a equipe de acordo com as características do adversário, buscando aproveitar as fragilidades do oponente e se proteger de seus pontos fortes.

No primeiro jogo da semifinal contra o Atlético-MG, por exemplo. Abel escalou o Verdão no já conhecido 4-2-3-1, tendo Felipe Melo e Zé Rafael como volantes. No entanto, na partida de volta, o treinador mandou a campo uma equipe com três zagueiros, além de promover a entrada de Danilo na vaga de Zé Rafael.

Apesar da proximidade da grande decisão da Libertadores, o Palmeiras segue focado no Campeonato Brasileiro. No domingo, o time alviverde enfrenta o Fluminense, no Maracanã, às 18h15.