Brasileirão série A está de volta!

Publicado em 7 ago 2020, às 10h56. Atualizado às 11h16.

Mais de 100 jogadores das 20 equipes da Série A do Brasileirão apresentaram resultados positivos para COVID-19 até a semana passada, embora a maioria já tenha se recuperado. O mais afetado foi o Corinthians, onde pelo menos 23 de seus 33 jogadores de futebol foram infectados.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) garante que tomou todas as medidas de segurança para o torneio nacional. Isso inclui jogar sem público, realizar testes constantes de detecção do vírus e limitar a presença de pessoas com acesso aos vestiários e ao estádio nos dias de jogo.

Outro desafio será o longo deslocamento das equipes em um país de dimensões continentais. Na primeira rodada, o Athletico Paranaense deverá viajar do Paraná para o Ceará, mais de 3.000 km, onde será recebido pelo Fortaleza.

A CBF estabeleceu que os jogadores, a comissão técnica e os árbitros de cada partida sejam submetidos a um teste de detecção do vírus 72 horas antes de cada partida. E todos os estádios serão higienizados quatro horas antes.

Favoritismo

Atual campeão, Flamengo vai atrás do bicampeonato em 2020 (Foto: MARCOS DE PAULA/ALLSPORTS)

O Flamengo, que no ano passado venceu o Brasileiro com autoridade e conquistou a Libertadores, é o grande favorito para repetir o título, embora tenha perdido há alguns dias o grande arquiteto de seu sucesso em 2019, o técnico português Jorge Jesus, que aceitou uma oferta do Benfica de Lisboa.

Em busca de mais uma conquista, o rubro-negro manteve os principais jogadores do elenco multicampeão e larga como um dos favoritos à disputa do Brasileirão 2020.

Outro favorito é o Palmeiras, campeão em 2016 e 2018, embora ainda não se saiba como ele vai responder à perda de seu astro, o craque Dudu, que se transferiu para o futebol do Catar. O clube da capital paulista optou por não contratar ninguém em seu lugar, contando com seu amplo elenco.

Sem o poder econômico de Flamengo e Palmeiras, o São Paulo, do veterano Daniel Alves, o Atlético Mineiro, do técnico argentino Jorge Sampaoli, e os dois times de Porto Alegre, Grêmio e Internacional, correm por fora.

O Brasileirão de 2020 terminará no ano que vem, devido ao atraso inicial. Inicialmente, ele seria disputado de 2 de maio a 6 de dezembro. No novo calendário, ele ocorrerá de 8 de agosto a 24 de fevereiro de 2021.

Confira os jogos da 1ª rodada do brasileirão A

Sábado 08/08

19h – Fortaleza x Athletico PR (Arena Castelão)
19h30 – Coritiba x Internacional (Couto Pereira)
21h – Sport x Ceará (Ilha do Retiro)

Domingo 09/08

16h – Santos x Bragantino (Vila Belmiro)
16h – Goias x São Paulo (Hailé Pinheiro)
16h – Flamengo x Atletico MG (Maracanã)
19h – Grêmio x Fluminense (Arena do Grêmio)

Jogos adiados por conta das finais dos campeonatos estaduais:

Botafogo x Bahia (Nilton Santos)
Corinthians x Atlético GO (Arena Corinthians)
Palmeiras x Vasco (Allianz Parque)