O Barcelona não ficou satisfeito com a arbitragem do Campeonato Espanhol neste final de semana. Mesmo depois da vitória por 4 a 1 sobre o Villarreal, sobraram críticas ao VAR e à maneira com a qual o sistema é usado no país.
“O VAR não tem a qualidade que todos nós queríamos . Desde que o pós-confinamento passou, houve muitos jogos que não foram equitativos e o favorece os mesmos, e muitas equipes ficaram em desvantagem. O VAR deve ajudar o árbitro. Durante os jogos recentes, todos viram imagens nas quais o VAR não foi bem utilizado”, afirmou o presidente do clube, Josep María Bartomeu, em entrevista ao canal Movistar+.
O mandatário se referiu ao Real Madrid, que também venceu na rodada, 1 a 0 sobre o Athletic Bilbao com gol de pênalti, marcado pelo juiz após consulta ao vídeo. Na semana passada, os Merengues derrotaram o Getafe pelo mesmo placar, e também com uma penalidade.
O técnico Quique Setién demonstrou a mesma chateação. “Cada vez entendo menos o VAR”, afirmou o comandante em coletiva, após o triunfo da equipe.
“Acho que temos uma ferramenta que torna o futebol mais justo, mas no momento não parece suficiente. Depois, há a interpretação que é feita da jogada, mesmo que seja vista várias vezes”, completou.
Na reta final da LaLiga, Barcelona e Real Madrid disputam ponto a ponto a liderança da tabela. Por enquanto, os madridistas ficam na frente com 77 pontos, quatro de vantagem sobre os Culés.