Na Fonte Nova, time baiano sai na frente, com gol de Gilberto, mas toma empate no 2º tempo, após cabeçada de Felipe Melo. Verdão mantém 3º posto
O Bahia empatou com o Palmeiras por 1 a 1 neste domingo (16), em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os gols foram marcados por Gilberto (Bahia) e Felipe Melo (Palmeiras). O jogo foi disputado na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O Palmeiras foi dirigido pelo técnico Paulo Turra, já que Luiz Felipe Scolari cumpria suspensão por ter sido expulso no último jogo do Palmeiras, contra o Corinthians, na semana passada.
Com o empate, o Palmeiras manteve a terceira posição do Brasileirão, com 47 pontos. Já o Bahia chegou aos 29 pontos e ainda não conseguiu se afastar muito da zona do rebaixamento.
Bahia pressiona
Com três meias ofensivos (Élber, Ramires e Zé Rafael), o Bahia começou o jogo pressionando o Palmeiras em seu cmapo de defesa.
O time baiano apareceu pela primeira vez com perigo aos 5′. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Gilberto, que fuzilou Weverton. Na rebatida do goleiro palmeirense, Gilberto teve a oportunidade de abrir o marcador, mas furou.
Gol do Bahia
Com tanta pressão, o Bahia achou o gol aos 18′. Após cruzamento de Léo pela esquerda, Zé Rafael dominou a bola e tocou para Ramires. O meia deixou Felipe Melo sentado no chão e tocou para Gilberto. O atacante tocou no canto esquerdo, sem chance de defesa para Weverton.
Após o gol, o Palmeiras buscou mais o ataque, mas esbarrou na defesa bem postada do Bahia, que se fechava em duas linhas de quatro jogadores para proteger sua área. O Bahia, por sua vez, abriu mão de descer ao ataque. Com isso, o jogo caiu muito tecnicamente. Nem o Palmeiras conseguia ameaçar o gol de Douglas, nem o Bahia se interessava em atacar.
Aos 42′, o Palmeiras finalmente ameaçou. Marcos Rocha tocou por entre as pernas de Zé Rafael e cruzou. Borja cabeceou com perigo, mas a bola passou sobre o gol de Douglas.
Segundo tempo
O segundo tempo começou morno. O Bahia trocou Élber por Marco Antônio para dar mais velocidade ao meio-campo. O Palmeiras, por sua vez, tornou a equipe mais ofensiva ao 16′, com a entrada de Dudu no lugar do capitão Bruno Henrique, que havia recebido cartão amarelo ao simular falta no meio de campo.
Apesar das mudanças, o jogo permaneceu morno, assim como tinha acabado o primeiro tempo. O primeiro chute a gola com perigo aconteceu só aos 22′, quando o lateral-direito Nino Paraíba, que é embidestro, cortou para o meio da área e bateu de perna esquerda. Weverton defendeu.
Empate do Palmeiras
Quando o jogo parecia seguir para uma derrota palmeirense, Felipe Melo empatou, aos 33′. Em escanteio cobrado por Dudu, o volante chegou no alto e cabeceou sem chance de reação para Douglas. Foi o primeiro gol do volante no Brasileirão.
Após o gol, apesar de ter colocado dois extremos em campo (William e Dudu), o Palmeiras pouco conseguiu ameaçar o gol de Douglas. Já o Bahia, que tinha tirado de campo o atacante Gilberto, também pouco criou.
Próximos jogos
O próximo jogo do Bahia será contra o Botafogo, na quinta-feira (20), contra o Botafogo, em casa, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. No Brasileirão, o Bahia volta a campo na segunda-feira (24), para enfrentar o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro.
Já o Palmeiras terá duelo da Libertadores na próxima quinta-feira (20), contra o Colo-Colo, em Santiago, no Chile, pelas quartas de final da competição. Pelo Brasileirão, o time paulista volta a campo no próximo domingo (23), quando vai ao Recife enfrentar o Sport.
Ficha técnica
BAHIA 1X1 PALMEIRAS
Data: 16/9/2018; Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA); Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC); Público: 24.951 torcedores; Gols: Gilberto, aos 18’ do 1º tempo; Felipe Melo, aos 33’ do 2º tempo; Cartões amarelos: Elton (Bahia) Bruno Henrique e Lucas Lima (Palmeiras)
BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Douglas Grolli e Léo; Elton (Edson, aos 31’ do 2º tempo), Gregore, Élber (Marco Antônio, no intervalo), Zé Rafael e Ramires; Gilberto (Júnior Brumado, aos 29’ do 2º tempo). Técnico: Enderson Moreira
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan (Antônio Carlos, aos 35’ do 1º tempo), Gustavo Gómez e Victor Luiz; Felipe Melo e Bruno Henrique (Dudu, aos 16’ do 2º tempo); Jean, Hyoran (Willian, aos 27’ do 2º tempo) e Lucas Lima; Borja. Técnico: Paulo Turra