Atual defensor do título, o Palmeiras enfrenta o São Paulo pelas quartas de final da Copa Libertadores às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira, no Allianz Parque. Com a vantagem de avançar em caso de 0 a 0, o time alviverde busca sua nona semifinal na história do torneio continental.

O Palmeiras conquistou as edições de 1999 (venceu o Deportivo Cali) e 2020 (venceu o Santos) da Copa Libertadores e acabou derrotado nas decisões de 1961 (perdeu do Peñarol), 1968 (perdeu do Estudiantes) e 2000 (perdeu do Boca Juniors). Em todas, portanto, alcançou a semifinal.

Dono de marcas expressivas entre os brasileiros na Copa Libertadores, o Palmeiras também disputou as semifinais nas temporadas de 1971 (ficou em segundo no grupo com Nacional e Universitario), 2001 (perdeu do Boca Juniors) e 2018 (perdeu do Boca Juniors).

Na primeira partida pelas quartas de final contra o São Paulo, disputada no Estádio do Morumbi, o Palmeiras saiu atrás, mas buscou o empate por 1 a 1. Como marcou na condição de visitante, o time alviverde garante presença em sua nona semifinal de Libertadores caso o placar permaneça inalterado no Allianz Parque.

Rival na noite desta terça-feira, o São Paulo é uma pedra na chuteira do Palmeiras na Copa Libertadores. Em nove jogos pelo torneio continental, o time alviverde perdeu seis e empatou três, com 13 gols sofridos e cinco marcados. A equipe tricolor levou a melhor nos três confrontos eliminatórios, pelas oitavas de 1994, 2005 e 2006.