Athletico vence o Santos por 1 a 0 e larga em vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil

Publicado em 25 ago 2021, às 20h52. Atualizado às 20h54.

Na noite desta quarta-feira (25), Athletico e Santos se enfrentaram, na Arena da Baixada, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Em partida a qual foi muito superior tecnicamente, principalmente na primeira etapa, o Furacão aproveitou o fator casa e construiu uma pequena, mas importante vantagem, na briga pela classificação às semifinais da competição. Renato Kayzer, aos 16 minutos do primeiro tempo, marcou o gol do triunfo.

Com o resultado, o Athletico tem a vantagem de jogar pelo empate, na partida de volta, para se avançar às semifinais e seguir na luta pelo bicampeonato. Ao Santos, resta vencer por dois ou mais gols de diferença. Caso triunfe por um gol de vantagem, a decisão vai para as penalidades máximas.

As equipes voltam a se enfrentar no dia 14 de setembro, uma terça-feira, às 21h30, na Vila Belmiro, pela partida de volta. Antes, porém, tem a disputa da Série A. No sábado (28), O Athletico vai até o Allianz Parque, encarar o Palmeiras. No mesmo dia, mas às 19h, o Santos receberá, na Vila Belmiro, o Flamengo. Os jogos serão válidos pela 18ª rodada.

ATHLETICO 1 X 0 SANTOS

O Athletico começou a partida pressionando, fazendo valer o seu mando de campo. Logo aos três minutos, Jader, uma das novidades da escalação, fez grande jogada individual pela esquerda e arriscou o chute. A bola explodiu na trave direita de João Paulo.

O Furacão seguiu pressionando, e aos oito, o arqueiro santista salvou por duas vezes, primeiro após Madson afastar o chute. A bola voltou para Nikão, que chutou rasteiro, obrigando João Paulo a fazer nova defesa. O Santos só foi chegar com perigo aos 14, após broa trama entre Lucas Braga e Carlos Sánchez, que chutou de direita, mas a bola saiu por cima da meta athleticana.

No entanto, no lance seguinte, o Athletico fez valer a sua superioridade e abriu o placar. Aos 16, Nikão cruzou, Richard desviou, e a bola sobrou para Renato Kayzer, que apareceu na frente da defesa e cabeceou para o fundo das redes.

O Santos tinha dificuldade para criar jogadas. O Athletico, por sua vez, pressionava a saída de bola do Peixe, que quase se complicou em algumas oportunidades. Aos 34, Nikão ganhou de Luiz Felipe e chutou. A bola foi no cantinho, perto da meta de João Paulo.

Aos 40, Nikão aproveitou erro de passe de Jean Mota e arriscou da entrada da área, mas novamente o chute foi para fora. No lance seguinte, Christian tentou, mas novamente a finalização parou em João Paulo, o melhor em campo na primeira etapa.

O Santos começou a segunda etapa disposto a tentar mudar o panorama da partida. A equipe começou a pressionar mais, porém, o Athletico conseguia controlar bem. Carlos Sánchez era o jogador mais agudo em campo, mas as finalizações do meio-campista não levaram tanto perigo.

O técnico António Oliveira promoveu a estreia do atacante Pedro Rocha, que veio por empréstimo, do Spartak Moscou. No entanto, ele não conseguiu mostrar seu cartão de visitas. O Furacão ainda chegou a ter um gol anulado, de Vinicius Mingotti.

No entanto, o panorama da segunda etapa não foi alterado. Como o Santos também não teve forças para chegar ao empate, o placar de 1 a 0 prevaleceu, e dá ao Athletico, uma pequena vantagem para a partida de volta, no dia 14 de setembro, na Baixada Santista.

Ficha Técnica

Copa do Brasil
Quartas de final – Jogo de ida

Athletico: Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard (Erick 2ºT/31″), Christian (Fernando Canesin 2ºT/36″) e David Terans (Vinicius Mingotti 2ºT/31″); Nikão, Jader (Léo Cittadini 2ºT/31″) e Renato Kayzer (Pedro Rocha 2ºT/23″)
Técnico: António Oliveira
Gols: Renato Kayzer (1ºT/16″);
Cartões amarelos:
 Richard (1ºT/33″)

Santos: João Paulo; Madson, Luiz Felipe (Robson 2ºT/07″), Wagner Leonardo e Felipe Jonatan; Jean Mota (Raniel 2ºT/33″), Carlos Sánchez (Ângelo 2ºT/43″), Gabriel Pirani (Ivonei 2ºT/33″) e Marcos Guilherme; Lucas Braga e Marcos Leonardo
Técnico: Fernando Diniz
Cartões amarelos: Wagner Leonardo (1ºT/39″)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 25/08/2021
Horário:
 19h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)