Athletico tentará quebrar tabu de 20 anos diante do América-MG
Em busca da segunda vitória seguida na Série A, o Athletico terá uma outra motivação para o duelo contra o América-MG, neste sábado (30), às 16h30, na Arena Independência, pela quarta rodada. O Furacão tentará derrubar um tabu de 20 anos sem vencer o Coelho, jogando na capital mineira.
Até hoje, as equipes se enfrentaram 22 vezes na história, em partidas válidas pelas Séries A e B do Brasileiro, Copa Sul-Minas e Amistoso. A vantagem é do Furacão, que venceu nove vezes, contra sete vitórias do Coelho e outros seis empates.
No entanto, dos nove triunfos conquistados pelo Athletico, oito foram em Curitiba e apenas um foi em Belo Horizonte. Para se ter uma ideia, o Rubro-Negro nunca venceu o América-MG jogando na Arena Independência. A vitória em questão foi no antigo Estádio Independência. Mas, foi memorável.
Copa Sul-Minas
No dia 14 de abril de 2002, pela primeira fase da Copa Sul-Minas, o Athletico chegou a estar perdendo por 3 a 1 até os 31 minutos do segundo tempo, e com dois jogadores a menos em campo. No entanto, conseguiu buscar uma virada histórica, e venceu o rival por 4 a 3, com um gol do meia Ilan no último minuto de jogo.
O atacante Dagoberto também brilhou naquele jogo, anotando três gols. Rinaldo, Lenílson e Robson fizeram os tentos do América-MG. Com o resultado daquela tarde de abril, o Athletico garantiu à classificação às semifinais da Copa Sul-Minas. O Furacão eliminaria o Grêmio e chegaria à decisão da competição, mas acabaria derrotado pelo Cruzeiro.
Último confronto
Athletico e América-MG já duelaram neste ano. No dia 28 de março, as equipes se enfrentaram na Arena da Baixada, em amistoso preparatório para as disputas da Série A e da Copa Libertadores.
Com brilhos dos reforços contratados para 2022, o Furacão não tomou conhecimento do Coelho, e goleou por 4 a 0, gols marcados por Tomás Cuello, Marcelo Cirino, Hugo Moura e Marlos. Alberto Valentim e Marquinhos Santos, técnicos das equipes naquela noite, já foram demitidos, sendo substituídos por Fábio Carille e Vagner Mancini, respectivamente.
Provável escalação
Para a partida em Belo Horizonte, o técnico Fábio Carille relacionou 24 jogadores. Três atletas considerados titulares não viajaram com a delegação. São eles: os volantes Bryan García e Hugo Moura e o atacante Marcelo Cirino. Além deles, os laterais Khellven e Pedrinho também ficaram em Curitiba.
Tirando Hugo Moura que desfalcou o Athletico na derrota contra o Libertad por ter contraído covid-19, Bryan García e Marcelo Cirino foram poupados.
A tendência é de que o treinador do Furacão poupe mais jogadores, e leve a campo uma equipe mista, visando o duelo de terça-feira (03), diante do The Strongest, pela quarta rodada da Copa Libertadores.
Uma provável escalação tem: Bento; Orejuela, Matheus Felipe (Lucas Fasson), Pedro Henrique e Abner; Pablo Siles, Christian (Erick) e David Terans (Marlos); Canobbio (Tomás Cuello); Pablo (Rômulo) e Vitinho (Pedro Rocha).
América-MG e Athletico se enfrentam neste sábado (30), às 16h30, na Arena Independência, pela quarta rodada da Série A. O Coelho é o décimo quarto colocado, com três pontos, mesma pontuação do Furacão, que aparece na décima sexta posição.
Confira os relacionados
1) Abner
2) Anderson
3) Bento
4) Canobbio
5) Christian
6) Tomás Cuello
7) David Terans
8) Erick
9) Léo Cittadini
10) Léo Linck
11) Lucas Fasson
12) Lucas Halter
13) Marlos
14) Matheus Felipe
15) Matheus Fernandes
16) Orejuela
17) Pablo
18) Pablo Siles
19) Pedro Henrique
20) Pedro Rocha
21) Rômulo
22) Vitinho
23) Vitor Bueno
24) Vitor Roque