Athletico sofre, mas vence o The Strongest por 1 a 0 e conquista primeiro triunfo na Copa Libertadores
Na noite desta quinta-feira (14), Athletico e The Strongest-BOL, se enfrentaram, na Arena da Baixada, pela segunda rodada do Grupo B da Copa Libertadores.
Foi mais difícil do que se imaginava, mas o Furacão conseguiu sua primeira vitória na competição. A equipe paranaense dominou amplamente o duelo, chegou a ter 80% da posse de bola, criou oportunidades, mas só foi conseguir o gol salvador graças a um pênalti convertido por David Terans, na segunda etapa, para alívio dos torcedores que compareceram à Arena da Baixada, e para a alegria de Fábio Carille, que fez sua estreia no comando do clube.
Com o resultado, o Athletico chega aos quatro pontos, e divide a liderança do grupo com o Libertad, mas fica em segundo pelos critérios de desempate. The Strongest e Caracas aparecem com um ponto cada.
Na terceira rodada do Grupo B da Copa Libertadores, o Athletico encara o Liberta-PAR, no Estádio Defensores del Chaco, terça-feira (26), às 19h15. Um dia depois, às 23h, o The Strongest recebe o Caracas-VEN, no Estádio Hernando Silles.
ATHLETICO 1 X 0 THE STRONGEST
O primeiro tempo foi fraco tecnicamente. As equipes tiveram dificuldades para criar jogadas de perigo, apesar dos espaços em campo. O Athletico teve a primeira chance aos dez. David Terans descolou bom passe para Tomás Cuello, que chutou de fora da área. A bola foi na rede, mas do lado de fora.
Após esse lance, porém, o jogo ficou arrastado. O Furacão estava nervoso em campo, e nitidamente sentia a pressão pelo resultado positivo.
A equipe só foi assustar novamente aos 34, após chute de longe de Canobbio, que passou raspando a trave do goleiro Viscarra. Aos 38, o uruguaio teve nova chance para marcar, mas pegou mal na bola e mandou ela por cima da meta. O The Strongest, por sua vez, não ameaçou nenhuma vez o gol de Bento na primeira etapa.
O segundo tempo começou como acabou o primeiro, com o Athletico pressionando. O Furacão chegou a ter 80% da posse de bola, mas não conseguia converter as chances em gol. O técnico Fábio Carille, que fez sua estreia no comando da equipe, promoveu as entradas de Marcelo Cirino e Vitinho, para tentar mudar o panorama da partida. E a estrela brilhou.
Logo em seu primeiro lance, Vitinho gingou dentro da área e foi derrubado por Saúl Torres. O árbitro Dario Herrera não pestanejou, e marcou a penalidade. David Terans foi para a cobrança e mandou forte, no alto, sem chances para o goleiro adversário.
Após o gol, o Athletico seguiu pressionando, e criou novas oportunidades, principalmente com Vitinho, que chegou a acertar a trave. No entanto, o Furacão não conseguiu ampliar o placar, mas não foi necessário, pois o The Strongest não levou nenhum perigo ao gol de Bento. Com isso, o placar de 1 a 0 permaneceu, para a alegria dos torcedores 21 mil torcedores presentes na Arena da Baixada.
Ficha Técnica
Copa Libertadores
Grupo B – Segunda rodada
Athletico: Bento; Orejuela, Matheus Felipe, Pedro Henrique e Abner; Hugo Moura (Pablo Silles 2ºT/41″), Bryan García e David Terans (Pedro Rocha 2ºT/41″); Pablo (Marcelo Cirino 2ºT/16″), Canobbio (Marlos 2ºT/34″) e Tomás Cuello (Vitinho 2ºT/16″)
Técnico: Fábio Carille
Gols: David Terans (2ºT/20″)
Cartões amarelos: Hugo Moura (1ºT/12″); Vitinho (2ºT/35″); Matheus Felipe (2ºT/38″)
The Strongest: Viscarra; Saúl Torres, Castilli, Demiquel e Aponte; Wayar (Arrascaita 2ºT/29″), Saucedo (Cascini 2ºT/15″), Ursino, Calleros (Rodrigo Amaral 2ºT/36″) e Esparza (Henry Vaca 2ºT/36″); Triverio
Técnico: Christian Díaz
Gols:
Cartões amarelos: Aponte (1T/36″); Wayar (2ºT/04″); Triverio (2ºT/23″)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 14/04/2022
Horário: 19h
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Mariana de Almeida (ARG)
Quarto árbitro: Jose Cabero (CHI)