Athletico perde para o Santos e chega ao terceiro jogo sem vitória no Brasileirão
Na noite desta terça-feira (27), Santos e Athletico se enfrentaram, na Vila Belmiro, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O Furacão não fez uma boa partida. Pouco inspirada, a equipe acabou derrotada pelo Peixe por 2 a 0, mantendo o tabu de nunca ter vencido na Baixada Santista pela competição nacional. Luan, que não marcava desde maio de 2021; e Nico Hernández, contra, marcaram os gols do triunfo santista.
Com o resultado, o Santos, que vinha de três derrotas seguidas, dá um respirada na tabela, e alcança a nona posição, com 37 pontos, mas aguarda os demais resultados da rodada. Já o Athletico, com o terceiro jogo sem vitória, permanece na sexta colocação, com 44 pontos, posição que se manterá ao final da 28ª rodada.
Na próxima rodada, a 29ª da Série A, o Santos vai até o Beira Rio, encarar o Internacional, no sábado (01), às 15h. No mesmo dia, mas às 19h, o Athletico recebe, na Arena da Baixada, o Juventude.
SANTOS 2 X 0 ATHLETICO
A partida começou arrastada, com as equipes tendo dificuldades para criar jogadas de perigo. O Athletico chegou aos nove minutos. Vitinho tentou de longe, mas isolou o chute. A resposta do Santos veio aos 12, mas Bento fez defesa segura, após cabeçada de Eduardo Bauermann.
Porém, após os dez minutos iniciais, a partida ficou arrastada. O técnico Orlando Ribeiro foi obrigado a substituir o zagueiro Maicon, por lesão muscular. A equipe da casa chegou a ter 76% da posse de bola, mas não conseguia converter o domínio em campo em chances de gol.
Aos 25, o árbitro Braulio da Silva Machado chegou a anotar penalidade em Ângelo, que disputou com Bento e caiu dentro da área. Porém, após revisão do VAR, o pênalti foi anulado, pois o atacante santista escorregou no gramado antes do contato.
Contudo, aos 35, o Santos conseguiu abrir o placar. Felipe Jonatan descolou belo cruzamento para Luan, que de costas para o gol, cabeceou, sem chances para o goleiro do Furacão. O meia não marcava um gol desde o dia 20 de maio de 2021, quando ainda estava no Corinthians. O Athletico só foi criar após levar o gol, e chegou duas vezes, ambas com Pablo, mas não conseguiu mudar o placar da primeira etapa.
O técnico Felipão promoveu, no intervalo, as entradas de Tomás Cuello e Alex Santana, para tentar dar uma dinâmica diferente ao Athletico. Porém, as mudanças não surtiram o efeito desejado. O Furacão até teve uma chance aos cinco minutos, mas a finalização de David Terans foi pela linha de fundo. Mas, foi só. A equipe seguia tendo dificuldades para criar jogadas de perigo.
O Santos, por sua vez, seguia tendo mais posse de bola, mas também, não era efetivo. Felipão promoveu as entradas de Rômulo, Marlos e Vitor Roque, que quase empatou aos 31, mas a finalização foi defendida por João Paulo.
O técnico Orlando Ribeiro também efetuou mudanças no Santos, porém, os jogadores que entraram em campo não mudaram a dinâmica da partida. No entanto, quando parecia que o placar estava definido, a equipe da casa marcou o segundo, já no apagar das luzes. Aos 47, Lucas Barbosa finalizou e a bola desviou em Nico Hernández, morrendo no fundo das redes e fechando o placar em 2 a 0.
Ficha Técnica
Série A
28ª rodada
Santos: João Paulo; Nathan, Maicon (Luiz Felipe 1ºT/14″), Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho (Lucas Braga 2ºT/31″), Vinícius Zanocelo, Carlos Sanchéz (Sandry 2ºT/35″) e Luan (Lucas Barbosa 2ºT/35″); Ângelo e Marcos Leonardo
Técnico: Orlando Ribeiro
Gols: Luan (1ºT/35″); Nico Hernández (contra 2ºT/47″)
Cartões amarelos: Felipe Jonatan (2ºT/13″); Nathan (2ºT/38″); Marcos Leonardo (2ºT/41″)
Athletico: Bento; Khellven, Thiago Heleno, Matheus Felipe e Nico Hernández; Hugo Moura (Alex Santana 2ºT/00″), Fernandinho e David Terans (Marlos 2ºT/26″); Vitor Bueno (Vitor Roque 2ºT/26″), Pablo (Rômulo 2ºT/26″) e Vitinho (Tomás Cuello 2ºT/00″)
Técnico: Felipão
Gols:
Cartões amarelos: Pablo (2ºT/08″); Alex Santana (2ºT/18″); Matheus Felipe (2ºT/44″)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 27/09/2022
Horário: 21h
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)