Athletico perde para o Santos por 1 a 0 e chega ao quinto jogo sem vitória na Série A

Publicado em 30 out 2021, às 18h58.

Na tarde deste sábado (30),  Athletico e Santos se enfrentaram, na Arena da Baixada, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Furacão novamente frustrou os seus torcedores. Chegou a criar oportunidades, acertar bola na trave… mas não teve melhor sorte, e acabou sendo derrotado por 1 a 0, e chegou a quinta partida sem vitória na competição. Desde que foi permitido o retorno dos torcedores aos estádios, o Rubro-Negro ainda não venceu.

O Peixe, por sua vez, fez partida inteligente, soube se defender bem e saiu com os três pontos, que afastam a equipe da zona de rebaixamento. Madson, fez valer a lei do ex e marcou o gol que garantiu a importante vitória a equipe da Baixada Santista.

Com o resultado, o Santos dá um salto na tabela, e alcança a décima primeira colocação, com 35 pontos, ultrapassando o próprio Athletico, que cai ao décimo terceiro lugar, ainda com 34 pontos, apenas cinco à frente do Juventude, que abre a zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, a 30ª da competição, o Athletico vai até Bragança Paulista, encarar o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, em uma prévia da final da Copa Sul-Americana. O duelo será no próximo domingo (07), às 16h. Antes, porém, o Furacão joga novamente na Arena da Baixada, contra o Flamengo, na próxima terça-feira (02), às 16h, em duelo atrasado da quarta rodada. O Santos, por sua vez, terá o clássico contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, também no domingo (07), às 16h.

ATHLETICO 0 X 1 SANTOS

A partida começou animada, com as duas equipes buscando jogo. O Athletico foi quem assustou primeiro. Aos cinco minutos, David Terans arriscou de longe, mas a bola foi por cima da meta de João Paulo. A resposta do Santos foi imediata. Aos sete, Felipe Jonathan arriscou de fora da área. O chute passou rente à trave esquerda do goleiro Santos.

O Furacão continuou em cima e teve outra grande chance aos 14. Zé Ivaldo cruzou da direita, na cabeça de Pedro Rocha, que cabeceou à queima roupa, no contrapé de João Paulo, que voou e salvou o gol. O Peixe, por sua vez, voltou a levar perigo aos 24, com Marcos Guilherme, mas a finalização saiu rente à trave do goleiro Santos. O time paulista teve outra boa chance aos 29. Diego Tardelli saiu em velocidade e chutou. Santos conseguiu abafar e defender.

Porém, após a alta intensidade nos primeiros trinta minutos, o jogo teve uma queda de produção, e as equipes passaram a abusar dos lançamentos longos e dos passes errados. O Athletico ainda chegou a reclamar de um pênalti em Renato Kayzer, mas a arbitragem nada marcou. Com isso, o placar ficou mesmo inalterado na primeira etapa.

O Santos começou de maneira avassaladora a segunda etapa e abriu o placar logo aos dois minutos. Com direito a uma jogada completa marcada pela “lei do ex”. Marcos Guilherme cruzou da direita para Madson, que ganhou da marcação e cabeceou com força, para o fundo das redes.

A resposta do Athletico foi imediata. Aos cinco, Christian cruzou da direita para David Terans, que livre, dentro da área e embaixo do gol, conseguiu perder o empate, ao pegar muito mal na bola e mandando por cima da meta.

O Furacão passou a encurralar o Peixe, e criar chance atrás de chance. Aos onze, Marcinho arriscou da entrada da área, mas a bola passou rente à trave. Aos 18, Zé Ivaldo desviou cobrança de escanteio e obrigou João Paulo a fazer grande defesa.

O técnico Alberto Valentim recorreu à Nikão, que havia começado a partida no banco de reservas. O técnico Fábio Carille, por sua vez, armou um ferrolho na equipe, que praticamente abdicou de atacar e passou a apenas se defender. O Athletico continuou sufocando e teve sua melhor chance aos 29. Renato Kayzer desviou cruzamento de cabeça. A bola caprichosamente morreu no travessão.

O Furacão, contudo, não conseguiu converter a pressão em efetividade. O Peixe soube se defender bem e garantir a importante vitória, que afasta a equipe da zona de rebaixamento da competição, e dá um pouco de alivio ao seu torcedor.

Ficha Técnica

Campeonato Brasileiro Série A
29ª rodada

Athletico: Santos; Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Nicolás Hernández (Nikão 2ºT/13″); Marcinho (Khellven 2ºT/30″), Erick (Léo Cittadini 2ºT/30″), Christian e Abner; David Terans, Renato Kayzer e Pedro Rocha (Guilherme Bissoli 2ºT/36″)
Técnico: Alberto Valentim
Cartões amarelos: Zé Ivaldo (2ºT/22″)

Santos: João Paulo; Danilo Boza, Robson, Emiliano Velázquez (Wagner Leonardo 2ºT/00″) e Madson; Vinícius Balieiro, Felipe Jonatan (Carlos Sanchéz 2ºT/31″) e Marcos Guilherme (Pará 2ºT/38″); Ângelo (Moraes 2ºT/24″), Lucas Braga e Diego Tardelli (Raniel 2ºT/24″)
Técnico: Fábio Carille
Gols: Madson (2ºT/02″)
Cartões amarelos: João Paulo (2ºT/20″); Vinicius Balieiro (2ºT/40″)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 30/10/2021
Horário:
 17h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)