Com novo decreto municipal, Athletico muda decisão e Baixada terá torcida no fim de semana
A Prefeitura de Curitiba divulgou nesta quarta-feira (06) um novo decreto que libera, entre outras coisas, público em eventos esportivos com capacidade de até 50% do total. Com essa decisão, o Athletico Paranaense mudou o que foi definido pelo Conselho Deliberativo no início da semana e vai reabrir a Arena da Baixada para os seus torcedores.
A Baixada pode receber, portanto, até 21 mil torcedores já no próximo sábado (9), no duelo contra o Bahia, às 19 horas, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A decisão do Athletico em voltar a abrir o estádio para os torcedores foi confirmada pelo presidente do clube, Mário Celso Petraglia, ao ge.globo.
O clube deve divulgar, em breve, as informações oficiais sobre a presença da torcida para o próximo final de semana. Para entrar no estádio, seguindo a determinação das autoridades sanitárias e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), deve ser apresentado teste RT-PCR ou antígeno com o resultado negativo para a presença do novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Na última semana, um corpo técnico formado pelos clubes da Série A do Brasileirão definiu pelo retorno do público para todas as equipes da competição, quando tiverem mando de campo. O Athletico havia sido o único clube contrário ao retorno, o Flamengo não participou na reunião e os outros 18 clubes foram favoráveis.
Mesmo com essa decisão, o clube paranaense optou por não liberar de imediato a presença do público. Na segunda-feira (4), por 66 votos a 48, o Conselho Deliberativo do Athletico definiu pela permanência do fechamento da Arena da Baixada.
Com o novo decreto, que permite um público maior, o Athletico optou por mudar a decisão anterior e agora abrirá a Arena no sábado. Com a liberação autorizada desde a semana passada, o torcedor athleticano não irá perder a oportunidade de retornar simultaneamente com os outros clubes da Série A, pois, desde a decisão da CBF, houve duas rodadas do Brasileirão e nas duas o clube paranaense jogou fora de casa, contra o Flamengo, no Rio de Janeiro, e contra o Atlético Goianiense, em Goiânia.
O único jogo que aconteceu na Baixada no período entre a liberação da CBF e a liberação do Athletico foi por outra competição, a Copa Sul-Americana, organizada pela Conmebol. A confederação sul-americana já havia liberado o público em suas competições, mas o clube optou por não receber torcida tanto no jogo contra o Peñarol quanto contra a LDU, na fase anterior.
O Athletico disputa a final da Sul-Americana no dia 20 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, contra o Red Bull Bragantino. Ainda não houve um posicionamento da Conmebol sobre vendas de ingressos e capacidade máxima permitida para a final em jogo único.