Athletico chega à terceira final de Copa do Brasil em oito anos e se firma como um "clube copeiro"
A torcida do Athletico está em êxtase. O sentimento é de extrema alegria após a classificação heroica contra o Flamengo, na quarta-feira (27), no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, em pleno Maracanã.
O triunfo em solo carioca ratificou a fama de “clube copeiro” que o Furacão tem carregado nos últimos anos. A classificação de ontem foi a terceira para uma final de Copa do Brasil em um intervalo de oito anos.
Se for considerar o recorte dos últimos quatro anos, a contagem do Athletico fica ainda maior: dez finais, incluindo Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Copa J. League/Conmebol e Campeonato Paranaense. Fatos que consolidam o clube como uma das potências nacionais.
Furacão copeiro
Em 2013, o Furacão foi vice-campeão da Copa do Brasil, ao ser derrotado na final justamente pelo Flamengo. Em 2019, veio o título contra o Internacional. Um ano antes, em 2018, foi a vez do Athletico levantar o título da Copa Sul-Americana, que possibilitaram ao clube jogar a J. League/Conmebol e se sagrar campeão.
Das oito decisões que disputou, foi campeão em seis e pode aumentar ainda mais a galeria de troféus. Além da decisão contra o Atlético-MG, marcada para os dias 12 e 15 de dezembro, o Furacão ainda tem a finalíssima da Copa Sul-Americana, contra o Red Bull Bragantino, no dia 20 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai.
Após o jogo, em entrevista coletiva, o técnico Alberto Valentim destacou a felicidade pela chegada à final. Ídolo do Athletico como jogador, ele ainda não havia conquistado totalmente confiança da torcida nesta passagem como treinador. Ele também fez questão de exaltar o trabalho realizado antes de sua chegada.
“Estou muito feliz hoje (ontem). É diferente quando se tem uma ligação forte com o clube, ter jogado aqui e estar tendo essa oportunidade de trabalhar. Se eu for campeão aqui, será minha maior alegria”. O clube já vinha fazendo um excelente trabalho por parte de toda essa diretoria, comissão técnica e jogadores, que são a parte mais importante de todo este processo”.
Como as finais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana serão apenas em dezembro e novembro, respectivamente, o Athletico volta a focar agora exclusivamente na Série A. O próximo desafio é sábado (30), às 17h, na Arena da Baixada, contra o Santos, pela 29ª rodada.