Cinco clubes espanhóis jogaram pela Liga dos Campeões e Liga Europa nos últimos dias e outros dois entrarão em campo na semana que vem. Agora, porém, o foco será mais uma vez no campeonato nacional, onde os times terão jogos difíceis na próxima rodada.
O Real Betis, cuja única derrota no torneio foi para o Barcelona, está em excelente fase e, na sexta-feira, às 17h (de Brasília), vai enfrentar o Getafe, que não marcou nenhum gol nos últimos 449 minutos de bola rolando.
O sábado começa com uma grande partida na luta contra o rebaixamento, com o Elche recebendo o Eibar, às 10h (de Brasília). O time mandante não venceu nenhum dos últimos 16 jogos de La Liga, mas o otimismo pelos lados de Manuel Martínez Valero está renovado após o retorno do técnico favorito da torcida Fran Escribá, que assume o posto de Jorge Almirón. Os visitantes terão de ter cuidado com o já famoso “efeito surpresa do novo treinador”.
Na sequência, o Atlético de Madrid enfrenta o Levante, às 12h15 (de Brasília), na capital espanhola e, por uma particularidade do calendário, será o segundo encontro entre os times em apenas quatro dias. Essas duas equipes se enfrentaram na última quarta-feira em jogo adiado do início da temporada e agora, neste sábado, se encontrarão novamente.
Com apenas uma vitória nos últimos seis jogos, o Valencia receberá o Celta de Vigo no estádio Mestalla. A boa notícia para os mandantes e a ruim para o time da Galícia é que o atacante Iago Aspas está suspenso para este confronto. Assim, “Los Che” podem aproveitar esta circunstância para somar os três pontos.
Às 17h (de Brasília) do sábado, Real Valladolid e Real Madrid se enfrentam. Ambas as equipes têm uma longa lista de jogadores lesionados. Contudo, os merengues tem lidado melhor com essa questão do que o seu adversário, já que a equipe de Zinedine Zidane venceu os três últimos jogos do campeonato. Depois da partida deste final de semana, a equipe voltará a atuar pela Liga dos Campeões. Assim, o time da capital vai em busca de uma vitória contundente no Estádio José Zorrilla.
No domingo, o Barcelona vai tentar se recuperar da derrota para o PSG com uma exibição convincente em casa, às 10h (de Brasília), contra o Cádiz, que já venceu o Barça e o Real Madrid nesta temporada. O time da Andaluzia também quer retomar o caminho das vitórias depois de sofrer quatro derrotas consecutivas no campeonato. Os dois times precisam de um resultado positivo.
A próxima partida será um clássico basco, em que a Real Sociedad recebe o Deportivo Alavés, às 12h15 (de Brasília). Quando os times se encontraram no início da temporada, o jogo terminou empatado, mas os visitantes esperam tirar vantagem do cansaço da Real, considerando que o adversário fez um jogo importante na Liga Europa contra o Manchester United na última quinta.
O Huesca também poderá se aproveitar do desgaste de seu adversário na tarde de domingo contra o Granada, às 14h30 (de Brasília) uma vez que o time andaluz enfrentou o Napoli pela Liga Europa. Embora o Huesca ainda esteja na zona de rebaixamento, o desempenho do time melhorou muito com o novo treinador Pacheta e eles estão confiantes em conseguir um resultado positivo depois de ter enfrentado problemas contra o Sevilla e o Real Madrid nas últimas rodadas.
No fim da tarde de domingo, às 17h (de Brasília), o Villarreal terá um compromisso difícil, com uma viagem ao país basco para enfrentar o Athletic Bilbao, que está em sua melhor fase. Desde a chegada de Marcelino, o Athletic conquistou a Supercopa da Espanha, chegou às semifinais da Copa do Rei e conseguiu duas vitórias marcando quatro gols no campeonato. O Villarreal, por sua vez, não venceu nenhum dos seus últimos cinco jogos em LaLiga. O Submarino Amarelo tentará a vitória contra seu antigo treinador.
O último jogo da 24ª rodada é entre Osasuna e Sevilla, outro time espanhol que jogou nas competições europeias. A equipe da Andaluzia venceu os últimos cinco jogos do campeonato e sofreu apenas um gol. O Osasuna, por sua vez, está em uma sequência de vitórias, já que ganhou três dos últimos quatro compromissos. Com um descanso mais longo entre as partidas, o time pode se sentir encorajado a conseguir mais uma vitória na segunda-feira, às 17h (de Brasília).