Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras passam com sufoco e drama às quartas de final, já Santos, Flamengo e Corinthians deram adeus nesta semana a competição
Depois de levar uma suspensão na véspera do jogo, o Santos foi punido, por erro da Conmebol e seu sistema de registros de atletas, pela escalação do jogador Carlos Sanchez expulso quando ainda jogava pelo River Plate. Com isso, o jogo de ida que no campo terminou zero a zero, no estádio Libertadores de América em Avellaneda, ficou 3×0 nos tribunais para o Independiente e na terça o jogo de volta no Pacaembu terminou empatado novamente em 0x0. O juiz encerrou a partida aos 35 minutos do segundo tempo após a torcida santista jogar várias bombas no gramado e tentar invadir o campo. Além da eliminação, o Santos deve receber uma punição da Conmebol e perder mandos ou jogar com portões fechados nas próximas participações de competições organizadas pela entidade (Libertadores ou Sulamericana). O Independiente agora enfrentará nas quartas o River Plate que venceu por 3×0 o seu arquirrival o Racing nas quartas de finais da competição.
Na terça feira, de forma dramática, o Grêmio conseguiu vencer a partida de volta contra o Estudiantes por 2×1 com gol de Alisson aos 47 minutos do segundo tempo. Como no primeiro jogo a equipe argentina havia vencido pelo mesmo placar, o jogo foi decidido nos pênaltis e o tricolor gaúcho venceu por 5×4. Embora, o grêmio tenha dominado amplamente o jogo com quase 82% de posse de bola e com 25 finalizações. O gol só veio no fim do jogo fazendo justiça já que o Estudiantes abdicou de jogar futebol no segundo tempo. A equipe do técnico Renato Gaúcho vai enfrentar agora a pequena equipe argentina do Atlético Tucuman que eliminou o Atlético Nacional da Colômbia, o Grêmio atual campeão é favorito para passar e chegar nas semifinais da competição.
Na quarta, o Flamengo que havia perdido o primeiro jogo no maracanã por 2×0, precisava reverter a vantagem do Cruzeiro no Mineirão, mas a equipe carioca que dominou o jogo só conseguiu fazer 1 x 0, gol do zagueiro Léo Duarte. Com isso, o Cruzeiro que se defendeu bem e perdeu uma chance incrível com Barcos no primeiro tempo, avança e vai enfrentar o Boca Juniors, temida equipe Argentina que eliminou o Libertad do Paraguai vencendo as duas partidas . O Corinthians tinha que reverter a derrota de 1×0 sofrida em Santiago, começou bem fazendo um gol logo no início do jogo com Jádson de pênalti, porém o Colo-Colo empatou ainda no primeiro tempo, no segundo tempo o Corinthians pressionou, marcou o segundo com Roger mais pelo gol fora de casa a equipe chilena se classificou e vai enfrentar o Palmeiras.
Na quinta-feira o Palmeiras também sofreu mais conseguiu sua classificação, após vencer bem o jogo de ida no Paraguai por 2×0, tinha uma boa vantagem, mas logo aos 3 minutos de jogo Felipe Mello aprontou mais uma das suas e com uma entrada dura no joelho do jogador Paraguaio foi expulso, com isso a equipe sofreu uma pressão do Cerro Portenho que só fez o seu gol no segundo tempo, num belo chute de Santiago Duarte, perdendo muitos gols e esbarrando no goleiro Weverton, a equipe paraguaia teve ao todo 74% de posse de bola e ainda no fim da partida o jogo teve mais duas expulsões uma para cada equipe o atacante Deyverson do Palmeiras e Marcos Cáceres do Cerro.
Confira como fica os confrontos das quartas de final:
Atlético Tucuman x Grêmio (18-09)
Independiente x RiverPlate (18-09)
Colo-Colo x Palmeiras (18-09)
Boca Juniors x Cruzeiro (18-09)
Os jogos de volta serão nos dias 02-10, e as três equipes brasileiras farão o jogo de volta em casa.