Análise: Como o Coritiba chega para a disputa do Brasileirão

Publicado em 7 ago 2020, às 22h51. Atualizado às 23h30.

O Coritiba estreia na Série A do Campeonato Brasileiro, neste final de semana, contra o Internacional, após dois anos na segundona. O único reforço anunciado até o momento é o atacante Neilton, que estava no Vitória.

Com a eliminação precoce na Copa do Brasil no início do ano e depois de perder o título para o rival, o Coxa tem o foco total no Brasileirão

Goleiros

Alex Muralha: Contratado em março de 2019, Muralha estava no futebol japonês após passar por um período conturbado na sua carreira profissional. O goleiro chegou ao Coritiba ainda desacreditado pelo retrospecto recente de baixo desempenho. Aos poucos conquistou a confiança da torcida e assumiu a titularidade na equipe do técnico Eduardo Barroca. 

Muralha tem sido fundamental no recomeço alviverde, com grandes defesas e passando bastante segurança para o grupo. Na final do Campeonato Paranaense, cometeu uma grande falha, mas certamente este lance isolado não deverá afetar diretamente na montagem da equipe titular para o Brasileiro.

Desde que chegou ao Coritiba, atuou em 49 jogos, sendo 48 como titular e sofreu 21 gols.

Alex Muralha
Foto: Divulgação Coritiba

Wilson: No banco de reservas, o ídolo coxa-branca, Wilson é uma opção de luxo para o time do Alto da Glória. No clube desde 2015, ele soma 214 partidas como titular, sofreu 171 gols e marcou 10, sendo nove de pênalti e um de cabeça. Um dos grandes diferenciais do goleiro é ser um ótimo batedor de faltas e penalidades. Além disso, é pegador de pênaltis, ao todo defendeu 14, em cinco anos de clube. 

Wilson perdeu a titularidade na equipe com a chegada de Alex Muralha, mas principalmente após uma lesão que o deixou afastado dos gramados e pelo fato de ter deixado o clube por empréstimo ao Atlético-MG.

wilson coxa
Foto: Divulgação Coritiba

Defesa

Zagueiros: A dupla Rhodolfo e Sabino passam segurança para o grupo. Sabino foi peça fundamental na classificação do Coxa para a Série A do Campeonato Brasileiro. Rhodolfo chegou como reforço no início deste ano e logo conquistou o seu espaço com atuações sólidas. O jogador também tem uma boa saída de bola.

Nathan Ribeiro deve brigar pela titularidade. No início da temporada ele ficou afastado por um lesão no tornozelo. Rodolfo Filemon também entra na briga por espaço.

Sabino-Rodolfo
Foto: Divulgação Coritiba

Laterais: Nas laterais, a equipe do Alto da Glória deve manter Patrick Vieira pela direita e William Matheus do lado esquerdo. O primeiro chegou ao clube como reforço para esta temporada e agradou com boas atuações. Patrick é se destaca na marcação e em bolas paradas, enquanto a William tem um perfil mais ofensivo, com boas chegadas na área. Na reta final do Paranaense, marcou dois gols importantes contra o Cianorte, na vitória por 3×2 que valia vaga na decisão.

Kazu e Natanael são opções no banco de reservas.

Meio campo bem servido

No setor defensivo do meio campo, Matheus Sales tem liderado a posição. Com boa qualidade técnica deve permanecer como titular. Nathan Silva e Matheus Bueno aparecem como opção.

Renê Júnior (ex-Corinthians), deve aparecer mais no campeonato nacional. Experiente, passa bastante tranquilidade para equipe. Erra poucos passes e chega bem no ataque. O histórico de lesões preocupa.

O camisa 10 Giovanni, foi fundamental para o acesso do Verdão. Marcou gols em momentos decisivos e oferece bastante perigo ao gol adversário em cobranças de falta. Em 2020, ele sequer entrou em campo devido a uma lesão logo no começo da temporada. Recuperado, a expectativa é que ele possa ser utilizado pelo técnico Barroca no Campeonato Brasileiro.

Quem tem feito uma excelente atuação nesse setor é Matheus Galdezani. O jogador tem atuações equilibradas. Habilidoso, possui a parte técnica bem desenvolvida e, é essencial na criação de jogadas.

Foto: Divulgação Coritiba

Desfalque importante

O principal jogador da equipe, Rafinha passou por uma cirurgia no tornozelo e ficará afastado dos gramados pelo meno até dezembro deste ano. O jogador de 37 anos é peça fundamental no elenco coxa-branca. Nesta temporada ele atuou em 15 partidas e marcou quatro gols.

O atleta já havia manifestado o desejo de encerrar a carreira e dezembro deste ano. Agora resta aguardar a sua recuperação. O Campeonato Brasileiro deve finalizar em fevereiro de 2021. 

Rafinha
Foto: Reprodução Coritiba

Ataque

Robson também um dos principais nomes da equipe, ao lado de Rafinha é o artilheiro da equipe em 2020. O atleta se destaca pela velocidade e chega precisa na área.

ROBSON
Foto: Divulgação/Coritiba

Revelado nas categorias de base do Coxa, Igor Jesus é a sua dupla no ataque, mas possui uma média baixa de gols. O atacante tem um grande potencial a ser explorado.

Sassá e Wanderley devem brigar pela posição. O primeiro, chegou neste ano, mas ainda não rendeu o esperado. Wanderley, tem feito gols em momentos decisivos e pode surpreender.

O próximo desafio do Coritiba é neste sábado (08), contra o Internacional, às 19h30, no Couto Pereira, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.