Além de valer a liderança do Campeonato Brasileiro, a partida deste sábado entre Atlético-MG e Palmeiras, às 19 horas (de Brasília), no Mineirão, também vai marcar o reencontro entre Cuca e Abel Ferreira. Os dois treinadores vão se enfrentar pela primeira vez desde a final da Libertadores de 2020, mas agora com investimentos parecidos.
Na única vez em que estiveram frente a frente, Abel levou a melhor. Em janeiro desse ano, o Palmeiras venceu o Santos, então comandado por Cuca, por 1 a 0 e faturou no Maracanã o bicampeonato da Libertadores. Na ocasião, o atual técnico do Atlético-MG foi expulso nos minutos finais da decisão.
Os dois treinadores só não se enfrentaram um mês antes porque Abel Ferreira foi diagnosticado com covid-19 e ficou de fora do empate em 2 a 2 entre Palmeiras e Santos na Vila Belmiro, em dezembro de 2020, pelo Brasileirão.
Agora, os dois treinadores estão em equipes parecidas em investimento financeiro. Enquanto esteve no Peixe, Cuca não pôde contar com reforços, já que o clube estava proibido de contratar pela Fifa. Durante a última passagem do comandante pelo Alvinegro praiano, somente o zagueiro Laércio conseguiu ser registrado.
No Atlético-MG, no entanto, Cuca foi uma das últimas de uma série de contratações. Antes do técnico deixar o Santos, o Galo já tinha anunciado as chegadas de Hulk, Nacho Fernández e Dodô, todos em definitivo. Depois, o clube ainda acertou o empréstimo de Tchê Tchê, que estava no São Paulo e foi pedido por Cuca.
Com as contratações de 2021 e outras de 2020, quando teve Jorge Sampaoli no comando técnico, o Atlético-MG se consolidou como um dos principais elencos do futebol brasileiro. Não à toa, lidera o Campeonato Brasileiro e está nas quartas de final da Libertadores, tendo vencido o River Plate fora de casa no duelo de ida.
Já Abel Ferreira desembarcou em um Palmeiras com plantel já consolidado. Antes do treinador, o clube havia conquistado dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil e um Paulistão nos últimos seis anos. Com o português, o Verdão ainda faturou o bicampeonato da Libertadores e outra Copa do Brasil.
Apesar dos títulos, o torcedor palmeirense cobrou reforços para se manter no topo em 2021. O pedido foi reforçado por Abel Ferreira, que não foi atendido como queria. Depois da chegada do treinador, o Alviverde contratou os zagueiros Benjamín Kuscevic e Alan Empereur e o atacante Breno Lopes em 2020, os volante Danilo Barbosa e Matheus Fernandes e os laterais Jorge e Piquerez em 2021.
O Atlético-MG lidera o Campeonato Brasileiro com 34 pontos, dois a mais que o Palmeiras. Somando todas as competições, o Alviverde está invicto como visitante há seis jogos. Já o Alvinegro não perde em casa há nove partidas.