Série Ouro do Paranaense tem novo formato e estreia do Cascavel Futsal será contra o Mariópolis
O maior vencedor do Campeonato Paranaense de Futsal Série Ouro já conheceu seu primeiro adversário no Estadual deste ano. A estreia será contra o Mariópolis, recém-promovido da Série Prata, no dia 18 de março e deve acontecer no Ginásio Élio Gehlen.
Apesar de uma clara divisão de opiniões, um novo formato para o campeonato também foi definido e, pelos próximos três anos, teremos turno e returno na Série Ouro, além de uma disputa eliminatória intensa já na segunda fase do campeonato.
Novo modelo
Os 14 clubes não entraram em um consenso sobre o sistema de disputa da competição e, depois de uma votação que terminou empata em 7 a 7, a Federação Paranaense de Futsal optou por modificar o atual modelo para um novo sistema com jogos de ida e volta, tendo incríveis 26 jogos só na primeira fase.
- Veja também: Menos de 24 horas antes da bola rolar, Supercopa de Futsal é cancelada
- Cascavel é eleito o quarto melhor time de futsal do Planeta
Quem ficar nas últimas duas posições está rebaixado para a Série Prata, já os outros 12 colocados se classificam. Detalhe para os 4 melhores times desta primeira fase, que pulam a segunda e vão direto para a terceira fase da competição. Os outros 8 classificados disputam as 4 vagas recentes para a terceira parte do campeonato, em sistema de mata-mata.
Na bronca
Esse novo formato valerá pelos próximos três anos e não agradou, principalmente, os clubes que disputam a Liga Nacional de Futsal. O Cascavel, por exemplo, não está de acordo com as mudanças, mas foi voto vencido e vai ter que aceitar as alterações. Vale agora apelar pelo bom-senso na hora de alterar a data dos confrontos, porque isso deve virar rotina até 2024.
“Não é o que o Cascavel Futsal queria. Infelizmente fomos voto vencido, com a decisão final dada pela presidência da FPF. Esse formato de turno e returno vai apertar bastante a tabela. Esperamos contar com o bom-senso para futuras alterações de jogos por conta da Liga Nacional”
Jefferson Zini, presidente Cascavel Futsal