Senegal elimina Catar da Copa do Mundo e respira por classificação no grupo A
Catar e Senegal se enfrentaram na manhã desta sexta-feira (25), pela 2ª rodada do grupo A da Copa do Mundo, no estádio Al Thumama, em Doha, no Catar. Como favorito dessa partida, os senegaleses venceram por 3 a 1, com gols de Boulaye Dia, Diédhiou e Dieng, dando esperança por classificação e eliminando o país anfitrião do mundial. O gol do Catar foi marcado por Muntari no segundo tempo.
A PARTIDA
O jogo começou frio, sem muita emoção. Mas o Senegal resolveu jogar e colocar um pouco de âmimo. Já o Catar, que estava tentando evitar um vexame de ser o primeiro anfitrião a perder as duas primeiras partidas na fase de grupos, também se animou e jogou futebol.
Os senegaleses com certeza eram favoritos nesse jogo pela potência que tem. Mas os cataris não deixaram barato e também chegaram com certo perigo ao gol dos africanos.
Na marca dos 32 minutos, o Catar foi para cima, Akram Afif entrou na área e foi derrubado por Ismalia Saar. Os donos da casa pediram pênalti no lance, mas o árbitro espanhol Mateu Lahoz disse que a jogada foi normal e mandou o jogo seguir.
Depois de uma certa evolução do Catar na partida, o Senegal foi melhor na parte final do primeiro tempo. Com 39 minutos jogados, os africanos sobem o campo de ataque, a bola é cruzada da área, a defesa não tira e sobra para Boulaye Dia abrir o placar.
O segundo tempo foi mais movimentado e o time senegalês começou com tudo. Com 2 minutos de jogo, cobrança de escanteio pela direita e Diédhiou cabeceia por cima do goleiro, ampliando o placar.
Mesmo com desvantagem, o Catar foi para cima em busca do seu primeiro gol na Copa. Na grande oportunidade, aos 20 minutos, a bola foi cruzada da esquerda e Mohammed na entrada da pequena área, mas Mendy operou um milagre, fazendo grande defesa.
O Catar pressionou, e com 32 minutos jogados, Muntari recebe lançamento dentro da área e cabeceia para o gol de Mendy, fazendo o primeiro gol no mundial.
E fechando a grande vitória, o Senegal faz nova jogada pela direita com N’Diaye, que cruza rasteiro no meio da área para Dieng empurrar para as redes, mantendo a esperança de classificação.
PRÓXIMOS JOGOS
A definição do grupo A será na próxima terça-feira (29), com os dois jogos começando às 12:00.
Já eliminados, os cataris enfrentam a holandeses no estádio Al Bayt. O Senegal joga contra o Equador no estádio Internacional Khalifa.
FICHA TÉCNICA
Grupo A – 2ª rodada
Local: Estádio Al Thumama, Doha (Catar)
Data: Sexta-feira, 25 de novembro de 2022.
Horário: 10:00 (horário de Brasília)
Catar: Barsham; Pedro Miguel (Mohammed Waad), Khoukhi, Abdelkarim Hassan e Homam Ahmed (Salman); Madibo, Boudiaf, Ismaeel Mohammed e Al-Haydos (Muntari); Akram Afif e Almoez Ali. Técnico: Félix Sánchez.
Gols: Muntari (32 min do 2º tempo).
Amarelos: Ismaeel Mohammed (18 min do 1º tempo) e Homam Ahmed (45 min do 1º tempo).
Senegal: Mendy; Sabaly, Koulibaly, Jakobs (Cissé) e Abdou Diallo; Gana Gueye, Nampalys Mendy (Pape Sarr), Diatta (Ciss), Boulaye Dia e Ismalia Saar (Dieng); Diédhiou (Ilimam N´Diaye). Técnico: Aliou Cissé.
Gols: Boulaye Dia (39 min do 1º tempo), Diédhiou (2 min do 2º tempo) e Dieng (37 min do 2º tempo).
Amarelos: Boulaye Dia (29 min do 1º tempo), Jakobs (6 min do 2º tempo) e Ciss (41 min do 2º tempo).
ARBITRAGEM
Árbitro: Mateu Lahoz (Espanha)
Assistentes: Pau Devis e Roberto Díaz Pérez (Espanha)
Quarto árbitro: Kevin Ortega (Peru)
VAR: Alejandro Hernández (Espanha)