O Peru alcançou a zona de qualificação para a Copa do Mundo nesta terça-feira. Jogando fora de casa, a equipe derrotou a Venezuela por 2 a 1, pela 14ª rodada das Eliminatórias, e chegou à marca de 17 pontos, saltando para a quinta colocação do torneio e ficando atrás da Colômbia nos critérios de desempate.
Os peruanos começaram sendo eficientes e anotaram o primeiro logo aos 17 minutos. Em rápido contra-ataque pela esquerda, Cueva ficou com a bola na entrada da área e passou na direita para Carrillo, que fez cruzamento para Lapadula. O atacante apareceu nas costas da defesa para testar firme e inaugurar os marcadores.
Atrás no placar, a Venezuela foi para cima tentando igualar o resultado, mas desperdiçou as oportunidades que construiu nos minutos seguintes da primeira etapa. O empate veio apenas aos seis do segundo tempo, quando Machís recebeu cruzamento de Hernández e finalizou para as redes.
No entanto, o Peru conseguiu passar à frente novamente pouco tempo depois. Aos 19, Cueva cobrou falta colocada em direção ao gol, e Aristeguieta tentou desviar de cabeça. Porém, o jogador venezuelano acabou matando o goleiro Faríñez da jogada e mandando a bola contra o próprio gol.
Os venezuelanos tiveram a chance de empatar de pênalti aos 21, mas Gallese defendeu a cobrança de Machís. Os mandantes não desistiram e pressionaram nos instantes seguintes, porém o Peru resistiu à pressão e saiu de campo com a vitória.