Pelé tem alta e seguirá tratamento de tumor, diz hospital
SÃO PAULO (Reuters) – O ex-jogador Pelé teve alta hospitalar nesta quinta-feira (23) e manterá o tratamento de um tumor no cólon, detectado em setembro deste ano, informou o Hospital Albert Einstein em boletim médico nesta quinta-feira (23).
Depois, em publicação em rede social, o jogador confirmou a alta do hospital e comemorou o fato de poder passar o Natal em casa.
“A foto sorrindo não é à toa. Como eu havia lhes prometido, vou passar o Natal com a minha família. Estou voltando para casa. Obrigado por todas mensagens de carinho”, publicou o ex-jogador no Instagram.
A foto sorrindo não é a toa. Como eu havia lhes prometido, vou passar o Natal com a minha família. Estou voltando para casa. Obrigado por todas mensagens de carinho. pic.twitter.com/w6n3djwCiK
— Pelé (@Pele) December 23, 2021
Boletim médico divulgado pouco antes informava que “Edson Arantes do Nascimento recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein nesta quinta-feira, 23 de dezembro de 2021”.
“O paciente encontra-se estável e seguirá o tratamento do tumor de cólon, identificado em setembro deste ano”, acrescentou o informe do hospital.
No início deste mês, Pelé, de 81 anos, disse ter passado pela última sessão de quimioterapia do ano para tratar o tumor, mas que seguiria internado para passar por uma bateria de exames.
Considerado por muitos o melhor jogador de futebol de todos os tempos e o único a vencer três Copas do Mundo, ao levantar as taças em 1958, 1962 e 1970 com a seleção brasileira, Pelé teve o tumor detectado durante exames de rotina em setembro. Na ocasião, o ex-jogador disse que faria quimioterapia.
Pelé passou por uma cirurgia no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para a retirada do tumor e recebeu alta hospitalar no final do mesmo mês.
O ex-jogador passou por uma série de problemas de saúde na última década, especialmente no quadril, que o levou a passar por cirurgias, e não consegue caminhar sem ajuda.
Suas aparições públicas já estavam reduzidas antes da pandemia de Covid-19 e, desde então, pouco saiu de sua casa no Guarujá (SP).
Durante a hospitalização em setembro, o ex-jogador precisou passar alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Vídeos divulgados por ele e por suas filhas no Instagram mostraram Pelé cantando, jogando cartas, fazendo fisioterapia e sorrindo para as câmeras.
(Reportagem de Eduardo Simões)