Ouro nos Jogos de 1996, Jackie Silva e Sandra Pires são homenageadas com medalhas

Publicado em 11 ago 2021, às 13h14. Atualizado às 13h30.

As primeiras medalhistas brasileiras da história dos Jogos Olímpicos, Jackie Silva e Sandra Pires, serão homenageadas pela Casa da Moeda do Brasil, em parceria com a Memorabília do Esporte. A iniciativa conta com a produção de medalhas com o objetivo de condecorar as ex-jogadoras de vôlei de praia, que conquistaram o ouro inédito em Atlanta-1996.

Os itens fazem parte da quarta série da coleção “Grandes Ídolos do Esporte”. Maria Esther Bueno, Robert Scheidt e Rodrigo Pessoa já foram homenageados. Daniel Dias, Hortência, Cesar Cielo e Daiane dos Santos também receberão medalhas comemorativas em 2021.

A série de Jackie e Sandra é limitada, exclusiva e terá peças com acabamento especial em prata, bronze dourado, bronze e cuproníquel. As três primeiras têm diâmetro de 40mm, enquanto a última mede 30mm.

A medalha de prata (+ 31g). (Foto: Divulgação/MDE)

A edição de 1996 dos Jogos contou com a estreia do vôlei de praia. Jackie Silva e Sandra Pires chegaram como favoritas ao ouro e confirmaram o prognóstico. No caminho rumo à final, elas superaram Kaize/Rahayu (Indonésia), Fenwick/Spring (Austrália), Adriana/Mônica (Brasil) e Hanley/Harris (EUA).

Na decisão, disputada em 27 de julho, as atletas enfrentaram novamente as brasileiras Adriana Samuel e Mônica Rodrigues, que se classificaram por meio da repescagem. Jackie e Sandra venceram a partida por 2 sets a 0, com parciais de 12/11 e 12/6, e se tornaram as primeiras mulheres brasileiras a conquistar a medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos.