Nos pênaltis, Flamengo bate o Corinthians e conquista a Copa do Brasil

Publicado em 20 out 2022, às 00h18. Atualizado às 00h27.

Uma noite para sempre e com muito sofrimento para o torcedor que esteve presente no Maracanã na noite desta quarta-feira (19), e ver o Flamengo faturando o quarto título da Copa do Brasil diante do Corinthians. Dois tempos diferentes onde cada time dominou um deles. Nos pênaltis, o Mengão levou a melhor, garante vaga na Libertadores 2023 e embolsa um pouco mais de R$ 60 milhões.

A PARTIDA

Quem pensou que seria um jogo equilibrado com certeza se enganou. Com 6 minutos de partida, Everton Ribeiro ajeitou para Pedro sair de cara com Cássio e abrir o placar no Maracanã. Flamengo 1 a 0.

Logo depois, o time carioca teve nova chance com Arrascaeta, que bateu da entrada da área e a defesa afastou o perigo.

O Timão teve a primeira chance com Fausto Vera. O camisa 33 tentou de fora da área, sem muito perigo e Santos fez a defesa. No lance seguinte, Du Queiroz lançou Róger Guedes e a defesa tirou o perigo.

Jogados 17 minutos, o Mengão saiu para o ataque, Filipe Luís cruza e Pedro sobe junto com a marcação e cabeceia, passando muito perto da trave direita do gol do Timão.

Na marca dos 32 minutos, Flamengo teve um gol anulado. Gabigol estava à frente antes do lançamento de Pedro. O camisa 9 chutou na trave e no rebote, a bola sobrou para Arrascaeta mandar para as redes, mas o assistente marcou o impedimento, que foi confirmado pelo VAR.

Na parte final do primeiro tempo, o jogo ficou pegado, com distribuição de cartões amarelos e vária faltas. No último lance, Renato Augusto puxou contra-ataque, lançou Róger Guedes, que mandou por cima do travessão.

O Corinthians começou o segundo tempo pressionando em busca do empate. Nos primeiros 7 minutos, o Flamengo não conseguiu sair do seu campo de defesa.

Apesar da pressão, o rubro-negro carioca saiu em contra-ataque. Gabigol deu um lindo passe para Arrascaeta, mas Cássio faz grande defesa e evitar o segundo gol.

O Timão respondeu logo em seguida. Adson encontrou Róger Guedes por trás da marcação, mas a bola pegou no joelho e saiu em tiro de meta.

O time carioca teve outra grande chance com Everton Ribeiro. Ele chega a mandar a bola para o gol, mas o assistente deu impedimento de Gabigol na hora do passe.

Passados 36 minutos, o Timão continuou pressionando, Mateus Vital cruza da esquerda, Fábio Santos ajeita de letra para Adson, que fura. A sobra ficou com Giuliano para mandar para o gol e empatar a decisão.

Nos minutos finais, a partida ficou totalmente aberta, mais chances para o Flamengo, que não aproveitou e viu a disputa do título ser decidida nas penalidades máximas.

PÊNALTIS

Fábio Santos, Giuliano, Renato Augusto e Yuri Alberto fizeram para o Timão, enquanto Fagner perdeu a sua oportunidade na primeira série de cobranças.

Filipe Luís perdeu a primeira cobrança. David Luiz, Léo Pereira, Everton Ribeiro e Gabigol anotaram para o Mengão.

Nas alternadas, Maycon e Cebolinha converteram, deixando empatada a decisão. Na segunda rodada, Mateus Vital desperdiça e coube a Rodinei fazer o gol e dar o tetracampeonato da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA:

Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).

Data: Quarta-feira, 19 de outubro de 2022.

Horário: 21:45 (horário de Brasília).

Flamengo: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia (Fabrício Bruno), Vidal (Matheuzinho), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabigol e Pedro (Everton Cebolinha). Técnico: Dorival Junior.

Gols: Pedro (6 min do 1º tempo).

Amarelos: Thiago Maia (42 min do 1º tempo) e Léo Pereira (46 min do 1º tempo).

Corinthians: Cássio; Gil, Balbuena, Fábio Santos e Fagner; Du Queiroz (Giuliano), Fausto Vera (Maycon), Renato Augusto e Lucas Piton (Adson) (Gustavo Mosquito); Yuri Alberto e Róger Guedes (Mateus Vital). Técnico: Vítor Pereira.

Gols: Giuliano (36 min do 2º tempo).

Amarelos: Fausto Vera (39 min do 1º tempo) e Lucas Piton (47 min do 1º tempo).

BODERÔ

Público pagante: 61.566 torcedores.
Público total: 68.097 torcedores.
Renda: R$ 11.177.332,00.

ARBITRAGEM

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Bruno Boschilia (FIFA/PR)
Quarto árbitro: André Luiz de Freitas Castro (CBF/GO)
Quinto árbitro: Fernanda Nândrea Gomes Antunes (FIFA/MG)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-FIFA/RN)