Os Jogos Paralímpicos de Tóquio estão devidamente iniciados. Após a cerimônia de abertura, as disputas por medalhas já começam na noite desta terça-feira e madrugada de quarta (horário de Brasília).

Natação

Além dos quatro estilos (livre, costas, peito e borboleta), os nadadores são divididos por tipos de deficiências. As classificações começam com S (de swimming). Do S1 ao S10, competem atletas com limitações físico-motoras. Do S11 ao S13, nadadores com deficiência visual. E, no S14, nadam os esportistas com deficiência intelectual. O estilo peito é representado pela letra B.

A natação é a segunda modalidade com mais representantes brasileiros no Japão e estreia no megaevento nesta terça-feira. Maior medalhista do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos, com 24 no total, Daniel Dias vai disputar a classificatória dos 200m livre, na classe S5, a partir das 21 horas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Daniel Dias (@danieldias88)

Caio Amorim e Gabriel Cristiano Silva de Souza estarão nas classificatórias para os 100m livre (S8). Já Douglas Matera (S13) e Gabriel Bandeira (S14) vão competir nos 100m borboleta.

Eric Tobera e Ronystony Cordeiro da Silva entram na disputa dos 50m peito (SB3), enquanto Gabriel Araújo (S2) e José Ronaldo da Silva (S1) nadarão os 100m costas. Phelipe Andrews Melo Rodrigues será o representante brasileiro nos 50m livre da classe S10.

O Brasil será representado por cinco mulheres na natação: Esthefany Rodrigues (200m livre – S5), Laila Suzigan Abate (50m livre – S6), Lucilene da Silva Sousa e Carol Santiago (100m  borboleta – S13) e Mariana Ribeiro (50m livre pela classe S10).

As finais da modalidade, neste primeiro dia de competição, estão previstas para começar às 5 horas de quarta.

Esgrima em cadeira de rodas

Os esgrimistas são divididos em três categorias: A (atletas com mobilidade no tronco, amputados ou com limitação de movimento), B (atletas com menor mobilidade no tronco e equilíbrio) e C (atletas com tetraplegia, com comprometimento do movimento do tronco, mãos e braços).

Nesta terça, às 21 horas, os brasileiros Vanderson Chaves (B) e Mônica Santos (A) serão os representantes do dia na esgrima. A Seleção da modalidade ainda conta com mais dois atletas: Carminha Celestina De Oliveira (A) e Jovane Silva Guissone (B).

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jovane Guissone (@jovaneguissone)

Tênis de mesa

As qualificatórias do tênis de mesa também começam na noite desta terça, com 13 brasileiros na disputa: Danielle Rauen, Jennyfer Parinos, Luiz Felipe Manara, Joyce de Oliveira, Lethicia Lacerda, Marliane Amaral, David de Freitas, Carlos Carbinatti, Bruna Alexandre, Cátia Oliveira, Millena França, Israel Stroh e Paulo Salmin.

As partidas do dia serão divididas em dois períodos: das 21 horas de terça às 2h30 de quarta e das 4 horas de quarta até às 10 horas do mesmo dia

Goalball

A Seleção Brasileira masculina de goalball estreia diante da Lituânia, a partir das 21 horas desta terça-feira, pela primeira fase do Grupo A. Já o time feminino encara os Estados unidos às 8h30 de quarta, pelo Grupo D.