Ministério dos Esportes mostra o monitoramento de obras da Copa

Uma equipe do Consórcio Copa 2014, que presta consultoria para o Ministério do Esporte, esteve nesta terça-feira (29) no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para apresentar o Siscopa, novo sistema de acompanhamento das obras das cidades-sedes do mundial. A reunião também contou com a participação de técnicos da Comec, Urbs e do Clube Atlético Paranaense.

O Siscopa faz a tabulação de dados das obras financiadas integral ou parcialmente com recursos do governo federal. “É basicamente uma unificação e sistematização das informações que hoje já são repassadas. O sistema auxiliará o Ministério a monitorar melhor as obras nas cidades”, diz o representante do Consócio Copa 2014 Freddy Cantoni.

Pelo sistema apresentado as informações poderão ser preenchidas a partir de qualquer computador com acesso à internet. Apesar de ser um sistema fechado, cada cidade poderá ver as informações umas das outras.

Obras 
 – Curitiba tem sete projetos integrados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC da Copa), quatro com obras já iniciadas: Linha Verde Sul, Terminal Santa Cândida, Marechal Floriano Peixoto e Sistema de Mobilidade Urbana (SIM).

Nesta quarta-feira (30) será assinada a ordem de serviço para início das obras no Corredor Aeroporto/Rodoferrroviária. A autorização para as obras de requalificação da Rodoferroviária será ainda neste semestre e a obra na avenida Cândido de Abreu acontecerá no começo de 2013, quando todas as obras do PAC da Copa ficam prontas.

Atualmente a equipe da Assessoria Técnica da Copa do Mundo, da Prefeitura de Curitiba, presta informações em conjunto com a Secretaria Municipal da Copa fornece relatórios das obras do PAC da Copa para vários órgãos, entre eles o Senado Federal, Tribunais de Contas da União e do Estado, Ministério das Cidades, Controladoria Geral da União e Ministério dos Esportes.

“Fazemos atualizações mensais para alguns órgãos, além de prestarmos esclarecimentos pontuais”, destaca a engenheira Susana da Costa.

Mostrar próximo post
Carregando