Keila Costa completa 37 anos e sonha com marca histórica
Nome importante do atletismo nacional, Keila Costa completa 37 anos neste sábado com novos desafios. Dentro das pistas, a especialista no salto em distância e salto triplo sonha em ser a primeira representante da modalidade no Brasil a disputar cinco olimpíadas. Além disso, agora ela também divide seu tempo com uma função importante: a de secretária municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer da cidade de Abreu e Lima, em Pernambuco.
“O desafio é grande, talvez o maior que já enfrentei, mas só de poder tentar ajudar o esporte da cidade em que eu dei os primeiros passos no atletismo é muito motivador. Espero poder ajudar e inspirar as crianças de Abreu e Lima a seguirem o meu caminho”, comentou.
Por causa da nova atividade, Keila é obrigada a conciliar os treinos com o trabalho. “Estou treinando em horários diferentes que eu já treinei. Após o expediente eu descanso e sigo para o Recife para realizar os treinamentos na pista do Parque Santos Dumont por volta das 17 horas e sigo até por volta das 19:30”, lembrou. “Meu objetivo é fechar a temporada 2021 com mais uma Olimpíada no currículo, mas sei que será difícil, mas vou tentar até a última chance.”
Foto: Divulgação/Wagner Carmo/CBAt
Keila pode ser a única representante do atletismo a participar de cinco Jogos Olímpicos, já que participou de Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016. “Mais do que o índice olímpico, quero mostrar para os jovens atletas que ter disciplina e comprometimento com os sonhos vale a pena”, afirmou. “Se uma criança ou adolescente conseguir transformar a própria vida através da minha história eu já cumpri minha missão na vida.”
Na longa carreira, a pernambucana tem como grandes resultados o bronze no salto em distância no Mundial de Doha, a medalha de bronze no salto triplo no Mundial Juvenil de Kingston-2002, medalhas de prata no salto triplo nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e no Rio-2007, e no salto em distância no Rio-2007.
Recentemente, Keila ganhou duas medalhas em suas provas no GP Brasil Caixa – prata no triplo e bronze no distância – e duas de prata no Troféu Brasil Caixa – ambas representando a equipe Atletas com Futuro, de Pernambuco, em competições disputadas em dezembro de 2020, em São Paulo. Antes, no Troféu Norte-Nordeste, levou ouro nas duas especialidades, no Recife.