Um novo talento começa a mostrar serviço no judô brasileiro na primeira competição do ciclo para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Neste sábado, o jovem Guilherme Schimidt, de 20 anos, faturou a medalha de prata na categoria dos meio-médios masculino (até 81kg) do Grand Prix de Zagreb, na Croácia.
Depois de três vitórias, o brasileiro caiu apenas na final. Guilherme perdeu a medalha de ouro diante do número um do mundo na categoria, o experiente Tato Grigalashvili, da Geórgia. Ainda assim, foi a primeira vez que ele subiu no pódio no Grand Prix.
Antes da decisão, Guilherme Schimidt havia superado nas oitavas o francês Tizie Gnamien por ippon com uma chave de braço, o espanhol Jose Maria Izquieta, por waza-ari, nas quartas, e o moldavo Dorin Gotonoaga, por ippon, na semifinal.
É PRATA!! ?
Guilherme Schimidt 81kg, foi derrotado na final pelo nº 1 do mundo, Tato Grigalashvili ??, e conquistou a ? da categoria 81kg do GP de Zagreb.
É a primeira medalha do brasileiro em um Grand Prix.
A nova geração do judô ?? tá chegando! pic.twitter.com/7nVOTIIwkv
— Time Brasil (@timebrasil) September 25, 2021
Outra brasileira ficou perto de medalha no Grand Prix. Na categoria até 48kg, Natasha Ferreira acabou derrotada na disputa do bronze e terminou a competição na quinta colocação.
A próxima disputa do Circuito Mundial de judô será o Grand Slam de Paris, na França, nos dias 16 e 17 de outubro.