O Twitter tem ganhado ainda mais representatividade na maneira como as pessoas acompanham o esporte no Brasil. Com a necessidade de distanciamento social, os fãs estão cada vez mais buscando o serviço para fazer parte das conversas em torno do tema.
Comparando o período anterior a pandemia de covid-19 com o que vemos agora, dobrou o percentual de quem declara usar o a rede para acompanhar eventos esportivos. Sete em cada dez fãs de esportes consideram que fazer parte destas conversas hoje é mais importante do que nunca.
“O Twitter é uma rede de interesses onde as pessoas estão abertas e receptivas a participar de conversas fora de seus círculos sociais, o que abre espaço para que as marcas se conectem com os consumidores. As conversas que acontecem diariamente geram debates, tendências e movimentos e até extrapolam o serviço. As marcas que entendem a importância deste cenário, e se conectam com essa audiência de maneira genuína no momento certo, são mais relevantes e valorizadas por quem utiliza o serviço”, disse Pat Suquet, head de parcerias do Twitter América Latina.
Mesmo durante o atual momento, as pessoas consideram muito importante a presença das marcas em discussões relevantes. A própria audiência do fã do esporte declarou que campanhas que mostrem apoio e solidariedade teriam boa receptividade neste momento. As pessoas gostariam de ver anúncios com apoio aos atletas (90%), solidariedade e força dos fãs (89%) e os que mostrem atletas que ajudaram ou contribuíram durante a pandemia (87%).
“Nossa prioridade é trazer cada vez mais para a plataforma conteúdos de qualidade que sejam do interesse das pessoas. Fazemos isso via parcerias de conteúdo com produtores premium em diferentes verticais, como esportes, notícias, música e entretenimento em geral. Nossa ideia é fazer com que esses publishers alcancem uma audiência complementar à que já têm em outros meios e, além disso, é extremamente aberta à conexão e ao engajamento. A plataforma oferece diversas maneiras para os anunciantes entrarem nessas conversas e engajarem com as pessoas – seja por meio de campanhas patrocinadas em vídeo, outros formatos inovadores ou oferecendo insights”, reforçou Pat.
E para ajudar as marcas a se comunicarem com a audiência, o Twitter oferece pacotes por meio do Amplify, voltado para conteúdos em vídeo. E os resultados são expressivos, com 68% de awareness de campanha e 24% de associação de mensagem. Além disso, também existem as opções com outros formatos, como website cards, enquetes e tweet to unlock, por exemplo. Esses pacotes, que tem valores e moldes variados, contemplam desde conteúdos de vídeo prévios a melhores momentos em tempo real.
Dessa forma, as marcas podem se associar a transmissão de diversas competições e das mais diversas modalidades, como Campeonato Brasileiro Feminino (@BRFeminino), NBA (@NBA), Liga dos Campeões (@ChampionsLeague), entre outras. São disponibilizados conteúdos a serem divulgados antes, durante e depois dos principais jogos e eventos.
Confira as ligas mais mencionadas em 2020
Brasileirão (@Brasileirao) +28.3M Tweets
Libertadores (@Libertadores) +11.5M Tweets
UEFA Champions League (@ChampionsLeague) +6.5M Tweets
Campeonato Carioca (@campcarioca) +6M Tweets
NBA (@NBA) +4.1M Tweets
Campeonato Paulista (@Paulistao) +3.6M Tweets
Copa do Brasil (@CopadoBrasil) +3.4M Tweets
La Liga (@LaLiga) +2.1M Tweets