Governador Celso Ramos promove festival de paraquedismo

A tranquila cidade de Governador Celso Ramos, conhecida como vila de pescadores, tem uma atração a mais neste fim de semana, e bem radical. O primeiro “Insano Porter Festival”, um festival de paraquedismo, que encerra neste domingo, dia 8. O evento é uma boa atração para turistas. Cerca de 60 pessoas passam pelo local por dia. O organizador do evento, Thiago Perette, acha que o evento é ideal para chamar turistas para o município. “Um visual maravilhoso, e muita adrenalina”, garantiu.

O esporte pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha idade superior a 15 anos. São saltos duplos, sempre acompanhados por um instrutor, e segundo o presidente da Federação de Paraquedismo e instrutor de salto livre, Claussius Sgarbi, a modalidade é totalmente segura. “O equipamento é de ultima geração, pratico paraquedismo há 15 anos e instrutor há 10 anos”, explicou.

O economista, Fábio Holmes, de Curitiba, estava se preparando para o primeiro salto. “Meu coração está descompassado, mãos suando, frio na barriga. Não estou com medo, é apenas ansiedade. Agora que me encorajaram a saltar, eu vou”, disse o economista confiante. Muitos turistas já procuraram o festival, a maioria de Curitiba, mas hoje bastante argentinos estavam no local.

A duração da aventura nos céus é de aproximadamente 23 minutos, sendo 15 minutos para a decolagem do avião, 50 segundos de queda livre e 7 depois que o paraquedas é aberto até o chão. O avião usado para a decolagem é considerado mundialmente o melhor avião para a modalidade, segundo Perette. No domingo, (8), estará aberto das 8h às 20h. E os saltos dependem muito da condição do tempo. Se chover não tem como saltar.

A adrenalina do pulo

O economista, Fábio Holmes, que pulou pela primeira vez relata o que sentiu ao chegar ao chão. “Indescritível, é além de tudo o que eu já fiz em toda minha vida. O que todos chamam de limites, eu ultrapassei. Eu não poderia morrer sem ter feito isso. Estou tremendo, mas valeu a pena”, relatou a experiência. Holmes garante que sempre que tiver oportunidade irá saltar. “Nunca vi algo tão lindo assim, depois que o paraquedas abre a gente consegue ver tudo, a vista é uma das mais lindas que eu já vi”, completou.

Muitos outros turistas tiveram essa sensação, segundo Perette. Ele conta que todos chegam com certo receio, mas logo ficam empolgados. Luiz Guilherme Toninato, conta que é o 40º salto dele, mas a ansiedade continua. “Adrenalina é sempre a mesma, é algo que nunca passa por mais que a gente salte milhares de vezes”, relatou.

Serviço

Festival de Paraquedismo em Governador Celso Ramos, na SC-410.

Quando: Encerra no dia 8 de janeiro

Preço: R$ 420 sem filmagem e fotos e R$ 460 com filmagem e fotos

Duração do salto: Aproximadamente 23 minutos

Mostrar próximo post
Carregando