Giovane Vieira, atleta de Apucarana, conquista medalha de prata nas Paralimpíadas
Giovane Vieira, atleta de paracanoagem, conquistou medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, na noite desta sexta-feira (3), início da madrugada de sábado (4). O atleta, morador de Apucarana, no norte do Paraná, concorria na categoria canoa VL3 e fez o tempo de 52s148, chegando depois do australiano Curtis McGrath e na frente do britânico Stuart Wood.
A conquista foi comemorada por diversos paranaenses. “Parabéns garoto. Orgulho da Cidade Alta”, publicou o Facebook da prefeitura de Apucarana. “Gigante Giovane, você merece!!”, escreveu o Comitê Paralímpico Brasileiro. O atleta havia usado suas redes sociais para pedir a torcida de todos que o acompanham. O carioca Caio Carvalho ficou com em 7º lugar na mesma competição.
Canoagem de PRATA! ??
— Comitê Paralímpico Brasileiro -ブラジルパラリンピック委員会 (@cpboficial) September 4, 2021
Giovane Vieira cruzou a linha de chegada em segundo lugar, 52.148, e conquistou a ? na canoagem classe VL3. Gigante Giovane, você merece!! ??#ParalímpicoEmTóquio #JogosParalimpicos pic.twitter.com/RXEc16zGQ9
Giovane já havia competido na categoria caiaque KL3, mas foi eliminado nas semi-finais. Na canoa VL3, modelo em que foi medalista, é utilizada a canoa havaiana, que tem como particularidade um flutuador lateral, com braços ligando a canoa ao flutuador.
Aos 11 anos, Giovane sofreu um acidente enquanto brincava na linha do trem e teve uma das pernas amputadas. Dois anos depois, se apaixonou pelo paradesporto. A paracanoagem entrou na sua vida em 2015, quando ingressou na equipe da cidade de Londrina. Leia mais sobre sua trajetória clicando aqui.