Ex-treinador da Seleção sub-20 aprova alteração do limite de idade para 2021

Publicado em 13 abr 2020, às 00h00.

Carlos Amadeu lembrou que nomes importantes não poderiam jogar em 2021 por conta do limite de idade (Foto: Divulgação)

Carlos Amadeu esteve à frente do comando técnico da Seleção Brasileira sub-20 até fevereiro de 2019 e conhece de perto a base da equipe que se preparou para os Jogos de Tóquio, que seriam realizados neste ano. Por conta da pandemia do coronavírus, o evento foi adiado para 2021.

Na visão de Carlos Amadeu, o Brasil seria prejudicado caso o Comitê Olímpico Internacional não alterasse o limite de idade de 23 anos previsto no regulamento da competição. A oficialização da mudança aconteceu no início desse mês.

“É uma decisão acertada, pois a competição já começou na disputa do pré-Olímpico, quando teve a sua fase eliminatória em cada continente. E o Brasil, ao lado da Argentina, conseguiu a sua vaga com esse time com base na geração que nasceu em 1997. Penso que teria sido um prejuízo para o Brasil caso não houvesse essa alteração”, afirmou o técnico.

Para sustentar sua opinião, Carlos Amadeu citou uma série de jogadores que não poderiam atuar em 2021, por terem estourado o limite de idade original. Vale lembrar que, agora, apenas três jogadores com mais de 24 anos podem ser convocados para a Olimpíada.

“O Brasil se preparou em amistosos e jogos com muitos atletas que estariam nessa competição, no gol teríamos perdido a chance de levar Lucas Perri, Cleiton e Ivan, por exemplo. Na lateral esquerda, perderíamos Ayrton e Caio Henrique, na zaga Lyanco, Gabriel e Robson Bambu. Meio-campo talvez fosse a região com mais problemas, com jogadores como Gerson, Bruno Guimarães, Wendel, Matheus Henrique, Maycon, Lucas Paquetá… No ataque as perdas seriam de peso, como Gabriel Jesus, que é titular no time de Tite, e Malcom, que não tem ido, mas tem idade”, disse o treinador.

“Claro que não estou falando que esses jogadores seriam convocados, quem faz a convocação é André Jardine, mas são jogadores de idade e potencial. Jogadores que já fizeram suas histórias nas categorias menores e alguns já participaram e deram conta do recado. Jogadores que podem amadurecer ainda mais e representar nossa Seleção da melhor maneira possível”, finalizou.