Os Estados Unidos conseguir manter a soberania do basquete masculino, conquistando a quarta medalha seguida nos Jogos Olímpicos. Mas não foi fácil. Neste sábado, vitória na esperada final contra a França por 87 a 82, na Saitama Super Arena.
Contando com as estrelas da NBA, os norte-americanos vinham das conquistas do ouro no basquete masculino em Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016. Em Tóquio, iniciaram a campanha sob grandes dúvidas, principalmente por derrotas em amistosos e o revés na estreia dos Jogos justamente contra os franceses.
Favoritos na final, os Estados Unidos tiveram uma ligeira superioridade nos três períodos iniciais, abrindo oito pontos de vantagem. O jogo parecia controlado na decisão.
Nos dez minutos finais, os franceses apertaram, porém, a marcação e chegaram a assustar, diminuindo a desvantagem para apenas três pontos. Somente os lances livres convertidos pelo astro Kevin Duran, com oito segundos para o fim, garantiram o ouro para os norte-americanos com cinco pontos de vantagem.