O Corinthians se garantiu na Copa Libertadores da América no último domingo, depois de vencer o Athletico-PR e acompanhar o empate do Inter com o Santos.
Agora, o objetivo do Timão é confirmar a vaga direta à fase de grupos do torneio continental. E ela está cada vez mais perto de acontecer.
Com a derrota do Red Bull Bragantino, na noite dessa terça-feira, para o Juventude, o time comandando por Sylvinho pode alcançar a meta até mesmo com um revés diante do Grêmio, domingo que vem, na Neo Química Arena.
Obviamente, se vencer o Tricolor Gaúcho, o Corinthians não precisará esperar por nenhum outro resultado: a vaga à fase de grupos da Libertadores estará garantida.
Caso não vença os gaúchos, o Corinthians terá sua vaga confirmada no domingo se o Fluminense não superar o Bahia, na Fonte Nova, em duelo que acontecerá simultaneamente ao confronto de Itaquera, a partir das 16 horas.
E o G4?
Para não comprometer a previsão orçamentária deste ano, o Corinthians terá de compensar, no Brasileirão, as eliminações precoces na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. Isso significa ficar, ao menos, em quarto lugar.
Talvez, a possibilidade de atingir esse outro objetivo esteja aberta já no domingo, diante do Grêmio. Para isso, o Fortaleza tem de perder para o Juventude, nessa sexta-feira, no Castelão.
Se esse resultado acontecer, o Timão só precisará vencer o Grêmio para não só garantir sua vaga direta à fase de grupos da Libertadores, como também confirmar sua posição no G4.
Aliás, caso o Fortaleza realmente perca nessa sexta, o Corinthians, de novo, poderá ter seu posto no G4 confirmado até com derrota para o Grêmio, desde que Red Bull Bragantino e Fortaleza também sejam derrotados na 37ª rodada.
O Bragantino vai visitar o Atlético-MG, no Mineirão, enquanto o Fortaleza visitará o Cuiabá.
Por que G8?
O G4 do Campeonato Brasileiro já se transformou em G6. O título palmeirense na Libertadores abriu uma vaga, porque o Verdão é o terceiro colocado no Brasileirão. A outra é oriunda da Copa do Brasil, que terá título decidido entre Atlético-MG, líder do Brasileirão, e Athletico-PR, campeão da Copa Sul-Americana.
Assim, as vagas à fase preliminar da Libertadores de 2022 serão herdadas pelos sétimo e oitavo colocados do Brasileirão.
Veja a tabela de classificação completa, aqui!