Pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, Colômbia e Equador empataram em 0 a 0 nesta quinta-feira, em Barranquilla. Com o resultado, a seleção colombiana vai depender de uma vitória do Brasil sobre o Uruguai para entrar na zona de classificação para o Mundial.
Apesar do placar em branco, sobrou emoção no duelo no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez. No primeiro tempo, o Equador foi quem levou mais perigo, exigindo boas defesas de Ospina em cabeçada de Hincapié e finalização de canto de Mena. Os donos da casa, por sua vez, chegaram com Cuadrado e Zapata, mas pararam no goleiro Domínguez.
Já na segunda etapa, a Colômbia criou mais oportunidades. Domínguez fez grandes defesas em cabeçada de Falcao García, chute forte de Zapata e finalização rasteira de Luis Díaz. No último lance do confronto, o zagueiro Mina, ex-Palmeiras, balançou a rede após cobrança de lateral para área. Apesar da euforia colombiana, o gol foi anulado após consulta do árbitro ao VAR por toque de mão do defensor.
Já os visitantes se fecharam na tentativa de segurar o empate, fazendo muitas faltas e discutindo muito com a arbitragem. O Equador até teve um pênalti a seu favor, mas a marcação foi anulada por impedimento após chamada do VAR.
Com o resultado, o Equador permanece na terceira posição das Eliminatórias Sul-Americanas, com 17 pontos conquistados. Já a Colômbia tem 16 e depende de uma derrota do Uruguai para a Seleção Brasileira para subir ao quarto lugar.