CBF é alvo de ação de R$ 1 milhão após polêmica com gato no Catar
Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi acionada na Justiça pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal), juntamente com outras ONGs para pagar uma multa de R$ 1 milhão após a polêmica com gato durante a Copa do Mundo do Catar.
Leia também:
- Vini Jr. é vítima de racismo por desafeto dele no futebol espanhol
- Jogador do Marrocos celebra vaga na semifinal dançando com a mãe
A ação é justificada pelo que aconteceu na quarta-feira (7), durante entrevista coletiva do atacante Vinícius Júnior. Um gato apareceu na mesa em que estava o atleta e foi retirado de forma abrupta pelo asssessor de imprensa da CBF.
Ajuizamos uma Ação Civil Pública em parceria com outras ONGS pedindo uma retração pública da CBF, administração de curso de direito dos animais para os funcionários da CBF além da condenação a título de dano moral coletivo no valor de 1 milhão de reais”, afirmou Ana Paula Vasconcelos, Diretora Jurídica do Fórum Animal.
Em nota oficial, o Fórum Animal alega que o funcionário da CBF “agarra o animal pela pele, o joga violentamente no chão, evidenciando um completo desrespeito para com a vida de um animal não humano”. O ato, segundo a entidade, pode gerar ao gato “estresse, desconforto, causando dores articulares ou piorando condições pré-existentes”.
“A indenização, caso ocorra a condenação NÃO virá para as ONGS e sim para um fundo onde será usado para benefício da coletividade. Acreditamos no caráter educativo da ação e que o direito e a dignidade dos animais seja objeto de reflexão para toda a sociedade”, emendou Ana Paula Vasconcelos.