A equipe brasileira de hipismo se classificou para a final do salto por equipes nas Olimpíadas de Tóquio, nesta sexta-feira. Marlon Zanotelli, Pedro Veniss e Rodrigo Pessoa irão participar da disputa por medalhas neste domingo, a partir das 7 horas (de Brasília).

Marlon Zanotelli foi o primeiro brasileiro a se apresentar e terminou o percurso sem cometer penalidades, diferentemente de Pedro, que realizou cinco. Por fim, Rodrigo não teve um bom desempenho e cometeu 20 penalidades.

“O cavalo estava muito tenso. Assim que entrei na pista quis mostrar para ele o obstáculo que tinha dado problema na noite anterior, dar confiança. Ele já reagiu um pouco. Quando começamos os obstáculos impressionaram ele muito. Essa nova fórmula, mesmo alguns achando ela injusta, hoje nos ajudou. Pois os times eliminados nos deixaram uma margem grande com os dois percursos do Pedro e do Marlon que foram espetaculares. E hoje demos sorte de poder passar. Mas essa formula nova é difícil”, disse Rodrigo Pessoa.

“Amanhã é um novo dia e para mim acaba aqui. O meu cavalo não está em condições de ajudar a equipe. Amanhã o Yuri [cavaleiro alternativo] deve entrar para brigar por medalhas. Amanhã o jogo zera e vamos brigar por medalhas. A experiência nesse momento contou, pois consegui levar o cavalo até o final. Os cavalos são imprevisível e demos sorte”, completou.

Nesta classificatória, os brasileiros ficaram com a oitava posição e se garantiram na final. Única equipe sem cometer erros, os suecos foram o grande destaque da prova. Além de Brasil e Suécia, outros oito países irão brigar por medalha: Bélgica, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda e Argentina.