A noite desta segunda-feira (manhã de terça no Japão) não foi boa para o atletismo do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No Estádio Olímpico da capital japonesa, nove atletas brasileiros competiram em cinco provas diferentes, mas todos acabaram eliminados.
No lançamento de dardo, Jucilene Lima teve 60.14m como melhor marca e ficou na 6ª posição do grupo A, mas 15ª no geral. Já Laila Ferrer fez 59.47m em seu melhor lançamento e ficou em 18º lugar.
No salto triplo masculino, nenhum dos três brasileiros conseguiu a classificação para a final. Alexsandro Melo sentiu uma contusão logo no primeiro santo, em que conseguiu 15.65m, e precisou se retirar da prova, ficando em 26º lugar. Já Mateus de Sá e Almir do Santos conseguiram 16.49m e 16.27m como melhores marcas e terminaram em 20º e 23º, respectivamente. Os 12 melhores avançaram à decisão.
Nos 1.500m rasos masculino, Thiago André terminou na 13ª posição da sua bateria, com o tempo de 3min47s71. O resultado não foi suficiente para classificar o brasileiro, que precisava ficar entre os seis melhores colocados para ir às semifinais.
Já nos 400m rasos feminino, Tiffani Marinho fez 52s11 e terminou na quinta posição da terceira bateria. A brasileira teve chances de ir para a semifinal até a última bateria, mas acabou ficando com o oitavo melhor tempo no geral. Apenas as seis melhores se classificaram.
Por fim, três brasileiros participaram dos 200m rasos masculino. Na primeira bateria, Jorge Vides ficou em quarto lugar, com 20s94. Na terceira bateria, Aldemir Junior fez o seu melhor tempo na temporada com 20s84, mas ficou em sexto. Já na quinta, Lucas Vilar também ficou na sexta colocação, mas com 21s31.