América do Sul volta a receber provas do Moto GP em abril
O campeonato mundial de motovelocidade, o Moto GP, categoria máxima do motociclismo, voltará a ter uma prova na América do Sul com o Grande Prêmio de Termas de Rio Hondo, na província de Santiago del Estero, na Argentina, entre 1 e 3 de abril.
A única etapa da competição que acontece na América do Sul teve suas provas interrompidas em 2020 e 2021 devido à pandemia da Covid-19. No entanto, com o avanço da vacinação no país vizinho, elas estão sendo retomadas, seguindo os protocolos de segurança contra a doença.
O GP atrai cerca de 20 mil fãs de motovelocidade de todos os países da América do Sul. Os brasileiros representam mais da metade dos visitantes e muitos viajam de moto até o local da competição, vindo principalmente do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Motociclistas chegam a fazer trajetos de até 4.000 quilômetros para assistir à prova.
Turismo
Segundo o governador de Santiago del Estero, Geraldo Zamora, os motoqueiros aproveitam para visitar as atrações turísticas da província.
“A região tem oportunidades para turismo que encantam os visitantes, e viajar pelos arredores é uma experiência única em cores e sabores”,
relata.
A cidade de Termas de Rio Hondo sedia o maior spa termal da América Latina, além de cassinos, a reserva natural de Tara Inti e o Museo del Automóvil, que entre suas peças inclui carros clássicos como o do pioneiro Valentino Rossi até máquinas de Fórmula 1 – além de muitas motos.
“Mais que movimentação esportiva e econômica, o mundial de moto GP é a união de mais de 10 países em um evento que celebra a vida em duas rodas”,
destaca o Secretário Executivo do Inprotur, Ricardo Sosa.
- Leia também: Fifa determina que Brasil e Argentina se enfrentem; clássico ficou pendente após atuação da Anvisa
Curitiba
Nesta segunda-feira (21), Zamora esteve em Curitiba com o subsecretário de Turismo, Nelson Bravo, em companhia do Secretário Executivo do Inprotur, Ricardo Sosa, e do embaixador argentino, Daniel Scioli, para um evento com representantes do setor turístico.
Curitiba é a cidade que mais envia espectadores para a prova de motovelocidade.