Morre Jerry West, ídolo do basquete e inspiração para logo da NBA
Jerry West morreu aos 86 anos nesta quarta-feira (12). Ídolo do Los Angeles Lakers, tem sua imagem eternizada no logo da NBA.
Morreu na manhã desta quarta-feira (12), aos 86 anos, o ex-jogador de basquete Jerry West. Ídolo no Los Angeles Lakers, também atuou como treinador e executivo do basquetebol norte-americano.
A morte de West foi anunciada pelo Los Angeles Clippers, time pelo qual o ex-atleta trabalhava como conselheiro desde 2017. A publicação feita pelo clube contém a seguinte mensagem:
“Jerry West, a personificação da excelência do basquete e amigo de todos que o conheciam, faleceu pacificamente esta manhã aos 86 anos. Sua esposa, Karen, estava ao seu lado.” Conclui a nota.
Carreira
Jerry deu seus primeiros passos no basquete na Universidade de West Virgínia no ano de 1959. Em 1960 chegou no Los Angeles Lakers, onde fez história por 14 anos.
Defendendo as cores do time da Califórnia, o ala-armador se tornou, ainda, o segundo maior cestinha da história dos Lakers, ficando atrás apenas de Kobe Bryant. Entre os anos de 1976 e 1979, atuou, também, como treinador da equipe.
Pela Seleção, Jerry West conquistou, inclusive, as medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos de Chicago (1959) e nas Olimpíadas de Roma (1960).
Homenagens
Há mais de 50 anos, o desenho presente no logo da NBA é inspirado em uma das jogadas de West. A figura é uma forma de homenagear a importância de West para o esporte.
Em 1980, entrou oficialmente para “Basketball Hall of Fame”. Em 1996 Jerry foi escolhido como um dos 50 grandes jogadores da história da NBA.
Acompanhe as principais notícias dos esportes no RIC Esporte Clube.