Corrida da Mulher celebra importância feminina nas ruas de Curitiba

por Angelo Binder
conteúdo Comando News
Publicado em 10 fev 2020, às 00h00.

Há 19 anos a Corrida da Mulher, organizada pela Global Vita Sports e Associação ProCorrer, encoraja a presença das mulheres no esporte. Considerada a primeira e mais longeva corrida exclusivamente feminina do Brasil nesta edição, domingo, 8 de março, a prova intensifica o desejo de tantas mulheres:  Seja o que você quiser. “Para marcar a 19° da corrida buscamos a referência na norte americana Kathrine Switzer (a primeira mulher a correr uma maratona) que, em 1967, foi literalmente agarrada pelo fiscal de prova da Maratona de Boston. Na ocasião, as provas de longa duração eram exclusivamente masculinas”, conta Arthur Trauczynski, diretor de negócios da Global Vita Sports.  Naquela época, as mulheres não podiam participar de maratonas, dá para acreditar? 

View this post on Instagram

Kathrine Switzer talvez tenha sido a primeira mulher que conseguiu SER O QUE QUERIA no mundo das corridas. ? ⠀ No dia 17 de Abril de 1967, Kathrine decidiu enfrentar toda uma sociedade machista dos EUA e foi correr a Maratona de Boston. ? ⠀ “A ideia de correr longas distâncias era questionável entre as mulheres, porque, na cabeça de muita gente, uma atividade esportiva intensa faria com que a mulher ficasse com pernas grandes, tivesse bigode, pelos no peito e o útero deixasse de funcionar”, recorda a atleta. ? ⠀ Mesmo que não fosse oficialmente proibida a participação de mulheres na Maratona de Boston, a presença de Kathrine irritou muitos homens que tentaram tirar ela da prova, inclusive o próprio diretor da maratona. ? ⠀ A fim de lutar pelo direito das mulheres SEREM O QUE ELAS QUISESSEM, Kathrine fundou a ONG: 261 Fearless que auxilia as mulheres a se empoderarem não só no esporte mas no dia a dia em geral. ?

A post shared by Global Vita Sports (@globalvitasports) on

Kathrine fez sua inscrição na prova usando apenas suas iniciais para esconder seu gênero e protagonizou uma das cenas mais emblemáticas do esporte. Jock Semple, escocês que comandava a prova com rigidez, tentou retirá-la à força da prova em frente ao caminhão da imprensa. A sua coragem, garra e vontade de ser o que ela quisesse, a transformou em um ícone do esporte e da luta das mulheres por equidade.

Corrida substantivo feminino 

corra-mais

crédito: divulgação

Apesar da participação das mulheres em provas de corrida de rua seja relativamente recente, atualmente o cenário das mulheres no segundo esporte mais praticado no Brasil é bem mais favorável. De acordo com pesquisa realizada por uma plataforma de venda de ingressos, divulgada no final de 2019, as mulheres já são responsáveis por 46% das inscrições em corridas no país. “Esse fenômeno é muito interessante, pois percebemos que as mulheres estão se apoderando da corrida como forma de manter a saúde e a qualidade de vida. Além disso, estão cada vez mais ativas e participativas em provas e eventos ligados ao universo da corrida. De 2017 para 2019, o percentual de mulheres inscritas nos eventos da Global Vita Sports saltou de 48% para 64%, um crescimento impressionante que reforça a importância de produtos específicos para esse público”, ressalta Arthur.   

Mulheres e a corrida de rua, uma história recente

corra-mais

crédito: divulgação

E é nesse contexto, que no Dia Internacional das Mulheres deste ano mais de DUAS MIL atletas serão o que quiserem ser correndo nas ruas de Curitiba, PR. A Corrida da Mulher 2020 será um marco histórico para as mulheres paranaenses!

Serviço: 19 ª Corrida da Mulher
Data: Domingo. de  8 de março de 2020
Local de largada e chegada: Shopping Müeller  (Avenida Cândido de Abreu, 127, Centro Cívico)
Distâncias: 6km, 10km, Caminhada e Corrida Kids
Horário da largada: 7h
Mais informações e inscrições: https://ticketagora.com.br/e/19-corrida-da-mulher-2020-29104
Realização e Organização: Associação Procorrer e Global Vita Sports 

Leia também: Você já experimentou treinar sem relógio ou aplicativo GPS?