Tática de Cuca: veja como o Athletico pode jogar com o novo técnico

Publicado em 6 mar 2024, às 16h05. Atualizado às 16h19.

Novo técnico do Athletico, Cuca deve promover mudanças radicais no esquema tático do time em relação ao trabalho do antecessor Juan Carlos Osorio.

O novo comandante, por exemplo, tem uma mentalidade mais defensiva e prefere o 4-4-2, o 4-3-3 e suas variações. Diferente do esquema com três zagueiros de Osorio.

Nos últimos trabalhos, Cuca tem focado na marcação e no contra-ataque. O estilo de jogo do técnico, inclusive, tem o apelido de “Cucabol”, no sentido de “jogar por uma bola”.

Com base nos trabalhos recentes, Cuca pode escalar Bento; Leo Godoy, Kaíque Rocha (Pedro Henrique), Thiago Heleno (Mateo Gamarra) e Lucas Esquivel; Felipinho, Fernandinho e Bruno Zapelli; Cuello (Jader), Canobbio (Romeo Benítez) e Mastriani.

Cuca tem passagem por clubes como Atlético-MG (campeão da Libertadores-2013), Palmeiras (campeão do Brasileirão-2016), São Paulo, Santos e Corinthians.

A estreia de Cuca no Athletico será contra o Londrina, às 18h30 de domingo (10), na Arena da Baixada. É o jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense.

Na ida, ainda com Osorio, derrota por 1 a 0. O Furacão, então, terá que vencer por um gol de diferença para levar para os pênaltis. Ou por pelo menos dois gols para avançar direto.