Gringos do Athletico perdem espaço após declaração polêmica de Autuori

Nomes como Gamarra, Esquivel e Zapelli deixam o time titular do Athletico após Autuori ter dito que era contra tantos estrangeiros no Brasil

Publicado em 24 out 2024, às 06h00. Atualizado em: 23 out 2024 às 21h47.
POST 4 DE 7

Os gringos do Athletico perderam espaço no time titular após a declaração polêmica do diretor técnico Paulo Autuori. O profissional de 67 anos disse, no último dia 9, que era contra tantos estrangeiros no futebol brasileiro (cada clube pode convocar nove gringos).

Diretor técnico do Athletico, Paulo Autuori concede entrevista coletiva
Paulo Autuori é contra tantos gringos no futebol brasileiro (Foto: Athletico/Gustavo Oliveira)

Dias antes dessa declaração, o Athletico havia enfrentado o Botafogo com seis estrangeiros no time: Mateo Gamarra, Lucas Esquivel, Bruno Zapelli, Cuello, Canobbio e Mastriani.

Menos de duas semanas depois, o time de Lucho González começou o jogo contra o Fluminense, na terça-feira (22), com apenas um gringo entre os 11: o atacante Cuello.

O atacante Canobbio ficou fora por uma questão física, é verdade. Mas Gamarra, Esquivel, Zapelli e Mastriani deixaram o time por opção do comandante rubro-negro.

Todos os estrangeiros, aliás, perderam espaço para brasileiros. Lucas Belezi, por exemplo, substituiu Gamarra, enquanto Fernando ganhou a vaga de Esquivel.

Fato é que, com maioria gringa ou maioria brasileira, o desempenho do Athletico tem sido pífio. Já são 11 jogos sem vencer, com três empates e oito derrotas nessa sequência.

Assim, o Furacão ocupa a 18ª posição, com apenas 31 pontos. O time volta a campo diante do Cruzeiro, às 18h30 de sábado (26), na Arena da Baixada, pela 31ª rodada.

Declaração de Paulo Autuori

Confira a declaração do diretor técnico, dada no último dia 9, sobre os gringos:

“O futebol brasileiro tem que se questionar se necessita a quantidade de jogadores estrangeiros que tem, porque isso impacta profundamente. Alguns jogadores da nossa nacionalidade perdem espaço. A Série B tenta captar esses jogadores, que têm um valor mensal muito alto, mas que levam a um desequilíbrio incrível dentro do grupo. Isso, sim, causa problema”.

“Então, o futebol brasileiro precisa se perguntar. Eu falei (em entrevista antiga em outro país) que prefiro trabalhar com jovens jogadores do que ir para fora do país buscar jogadores que podem não aportar absolutamente nada. Essa quantidade que está acontecendo no futebol brasileiro hoje, para cinco para nove jogadores, eu pedi para o clube que não contratasse mais estrangeiros”.

Próximos jogos do Athletico

  • 26/10, sábado, 18h30 – Cruzeiro (C)
  • 02/11, sábado, 18h30 – Vitória (C)
  • 09/11, sábado, 21h – São Paulo (F)
  • 20/11, a definir – Atlético-GO (C)
  • 24/11, a definir – Bahia (C)

Quer mais notícias? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!

Você, aliás, também pode acompanhar tudo do Athletico no Bate Pronto, de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube ou sintonize Jovem Pan News 107.1.