Com Esquivel como ponta, Athletico de Cuca vai chegar a seis formações diferentes

Treinador iniciou passagem pelo Athletico com o 4-2-3-1, passou pelo 4-3-3, pelo 4-4-2 e também por esquema com três zagueiros. Contra o Rayo Zuliano, vai testar Esquivel como ponta

por Vincenzo Dalicani
com supervisão de Fernando Freire
Publicado em 8 maio 2024, às 11h07. Atualizado às 11h10.

O Athletico deve utilizar equipe com formação diferente para enfrentar o Rayo Zuliano, pela Sul-americana. A principal mudança está na utilização do lateral-esquerdo Esquivel mais a frente no gramado, além de Felipinho como zagueiro improvisado.

Pela ausência de Canobbio, Cuca deve utilizar Esquivel como meia atacante. Foto: Gustavo Oliveira/Athletico

Assim, formação testada no treino apronto de terça-feira (7) e que vai ao jogo contra o Rayo Zuliano tem Léo Linck; Madson, Marcão, Felipinho e Fernando; Alex Santana, Christian e Bruno Zapelli; Cuello, Lucas Esquivel e Mastriani.

Portanto, a escolha de Cuca por Lucas Esquivel como um ponta esquerda é avaliada, internamente, para gerar uma dobra com Fernando pelo lado esquerdo e ganhar em recomposição.

Preocupação aparece pela perda de Canobbio, machucado. O Palmeiras de Abel Ferreira, por exemplo, utiliza em vários momentos esquema com os laterais-direitos Mayke e Marcos Rocha juntos.

A última vez que Cuca fez algo parecido foi pelo Santos, em dezembro de 2020, quando utilizou o lateral-direito Madson (que hoje está no Athletico) como meia direita, em partida contra o Vasco. Fernando Pileggi, formado na base do Peixe, foi o lateral da ocasião.

O teste não veio a ser repetido nesta passagem de Cuca pelo Santos, mas a tendência atual é de que, caso funcione, formação volte a aparecer contra o Palmeiras, no domingo (12). Esta será a sexta variação tática colocada por Cuca em 14 partidas pelo Athletico, média de quase uma mudança a cada dois jogos.

Cuca testa formações em início de passagem pelo Athletico. Foto: Athletico

Os esquemas do Athletico

Das sete formações diferentes testadas por Cuca, três tem base no 4-2-3-1. Esquema consiste, portanto, em quatro defensores, dois volantes, três meia atacantes e um centroavante. Na estreia do treinador em goleada de 6 a 0 contra o Londrina, esquema foi utilizado com uma mudança. Felipinho foi o lateral-esquerdo.

Volante voltou a atuar na função no jogo seguinte, contra o Operário, e depois contra o Danubio, após mais de um mês. Assim, o esquema que será utilizado nesta noite também é variação do 4-2-3-1, com Esquivel como meia esquerda.

A versão clássica da formação apareceu em apenas três oportunidades, contra Vasco e Ypiranga, os dois últimos jogos do Athletico, e contra o Operário, no jogo da volta das semifinais do estadual. Desta maneira, as três variações do 4-2-3-1 chegarão, hoje, a seu sétimo jogo.

A segunda formação mais utilizada foi o 4-4-2 com Canobbio em função de segundo atacante. Esquema estreou na goleada por 6 a 0 contra o Rayo Zuliano, e Cuca explicou mudança de posição:

“Eu acordei cedo, umas 4 horas da manhã, peguei o material dele do Fénix e no Peñarol, e ele já tinha jogado nessa posição. E foi bem naquelas partidas. Hoje (terça) de manhã conversamos para fazermos essa ataque rápido com ele, Julimar, Cuello e Pablo, se ele sabia fazer esse ponta de lança” – disse, em coletiva.

Teste foi utilizado nas partidas contra Cuiabá, Grêmio e Internacional. Com Cuca, o Athletico também utilizou o 4-3-3 com três médios contra Juventude, e Maringá (2x) e um 3-6-1, contra o Sportivo Ameliano.

Inclusive, treinador elogiou atuação e projetou utilização maior dos três zagueiros naquela ocasião, mas, pela falta de jogadores da posição no elenco, ideia ficou inviabilizada.

Confira todos as formações usadas por Cuca:

  • 4-2-3-1 clássico: Bento, Godoy, Kaíque Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Fernandinho e Zapelli; Canobbio, Cuello (Julimar/Christian) e Pablo (Mastriani).
  • 4-2-3-1 com Felipinho na lateral: Bento, Godoy, Kaíque Rocha, Thiago Heleno e Felipinho; Erick, Fernandinho e Zapelli; Canobbio, Cuello (Julimar/Christian) e Pablo (Mastriani).
  • 4-2-3-1 com Esquivel como ponta: Léo Linck, Madson, Marcão, Felipinho e Fernando; Alex Santana, Christian e Zapelli; Cuello, Esquivel e Mastriani.
  • 4-4-2 com Canobbio como segundo atacante: Bento, Godoy, Kaíque Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Fernandinho, Cuello e Julimar, Canobbio e Pablo (Mastriani).
  • 4-3-3 com médios: Bento, Godoy (Madson), Kaíque Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick (Hugo Moura), Fernandinho e Christian (Felipinho); Canobbio, Cuello (Julimar) e Pablo (Mastriani).
  • 3-6-1: Bento, Gamarra, Thiago Heleno e Pedro Henrique; Godoy, Fernandinho, Erick, Canobbio, Zapelli e Esquivel; Mastriani.

Quer mais notícias do esporte paranaense? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!

Você também pode acompanhar as novidades do Athletico no programa Bate Pronto de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube (clique aqui) ou ligue o rádio em Jovem Pan News 107.1 e fique por dentro de todas as novidades do esporte.