Autuori aponta erro do Athletico, mas defende Lucho e 'investimento zero'
Diretor técnico do Athletico cita a troca de técnicos como o "grande problema" de 2024, mas defende a janela sem contratações de reforços
O diretor técnico do Athletico, Paulo Autuori, deu sua primeira entrevista no clube e apontou a troca de treinadores como o “grande problema” em 2024. Autuori, porém, minimizou a queda livre do time no Brasileirão e defendeu o ‘investimento zero” na janela.
“O grande problema do Athletico nesta temporada foi a troca excessiva de comando. Isso, para os próprios jogadores, é muito complicado. Quando você começa a entender o que um treinador quer e há uma mudança, vai ter que se adaptar”, falou.
“Qual a estrutura do Athletico nos dias atuais? É impossível. Nossa luta diária é estagnar essa tendência (troca de treinadores) para, depois, reverter. Nós queremos uma continuidade. A própria vinda do Lucho tem a ver com isso”, completou.
Athletico na lanterna do returno
Paulo Autuori voltou ao clube para sua terceira passagem em 31 de julho. Na época, o Athletico ocupava a oitava posição no Brasileirão. Hoje, é o 15º colocado. Além disso, o Furacão é o pior time do returno do campeonato – motivo de ironia para Autuori.
“Outro dia até sorri. ‘O Athletico está no último lugar no segundo turno’. Então esqueceram de avisar o Botafogo que foi campeão no primeiro turno e não comemorou. Se o campeonato terminasse hoje, nós estaríamos tranquilos”, afirmou.
“Está havendo uma tendência de resultados negativos. Nossa ideia é estagnar isso imediatamente, no próximo jogo, sabendo que ele não é definitivo. Já temos uma ideia daquilo que necessitamos fazer internamente”, completou Paulo Autuori.
Investimento zero
Além da crise dentro de campo, o Athletico viveu turbulências fora dele. Não investiu na janela de transferências, perdeu Fernandinho machucado, afastou Nikão (e o reintegrou uma semana depois) e demitiu Martín Varini.
“A coisa mais difícil no futebol é contratação. Falar em contratar é muito fácil. Em uma janela de meio de temporada, o que você pode buscar? Minha tarefa nos clube não é contratar. Me recuso a isso. Isso para mim é muito curto”, concluiu Paulo Autuori.
Autuori falou ainda que a ideia do Athletico é apostar mais em pratas da casa. Dos 11 titulares absolutos atualmente, porém, só um é formado no CT do Caju (o goleiro Mycael).
O diretor técnico também falou que jogadores do elenco atual renderiam em um time com uma estrutura montada e que o desafio do Athletico é recuperá-los ainda em 2024.
Polêmicas no Coritiba
Logo no início da coletiva desta quarta (9), Paulo Autuori já avisou que falaria apenas sobre o Athletico, e não responderia sobre ele e/ou seus clubes anteriores.
O profissional voltou ao Athletico após uma passagem de menos de três meses pelo Coritiba, mas com muitas polêmicas. No Coxa, ele deu uma coletiva e um pronunciamento.
Neste pronunciamento, Autuori citou “valores e princípios” e indicou que o clube não utilizaria o atacante Alef Manga mesmo depois que ele cumprisse toda a suspensão.
A torcida alviverde passou a protestar contra Autuori, e o clube anunciou a saída do diretor em 24 de julho – exatamente uma semana antes de ele ser anunciado pelo Athletico.
Próximos jogos do Athletico
Com o risco de entrar na ZR na próxima rodada, o Athletico volta a campo contra o Corinthians no dia 17, uma quinta-feira, às 20h, na Arena Corinthians. Veja, então, os próximos jogos:
- 17/10, quinta, 20h – Corinthians (F)
- 22/10, terça, 19h30 – Fluminense (F)
- 26/10, sábado, 18h30 – Cruzeiro (C)
- 06/11, a definir – Vitória (C)
- 13/11, a definir – São Paulo (F)
- 20/11, a definir – Atlético-GO (C)
Quer mais notícias? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!
Você, aliás, também pode acompanhar tudo do Athletico no Bate Pronto, de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube ou sintonize Jovem Pan News 107.1.