"A Droga Zumbi": série de reportagens da RICtv ganha Prêmio ABP de Jornalismo

O material foi dividido em 3 episódios e relata o submundo das drogas, os efeitos no corpo humano e os desafios para a saúde e a segurança pública

Publicado em 17 set 2024, às 11h30. Atualizado às 11h39.

A série de reportagens “Drogas K – A Droga Zumbi”, da RICtv, foi vencedora do Prêmio ABP de Jornalismo da Associação Brasileira de Psiquiatria. A premiação tem como objetivo enaltecer os trabalhos feitos para desmistificar a psiquiatria e a saúde mental.

droga zumbi
A série foi exibida no programa Balanço Geral, da RICtv (Foto: RICtv)

O conteúdo foi elaborado pela repórter Francielly Azevedo, pelo produtor Felipe Ribeiro, o repórter cinematográfico Everson Moreira, o editor de texto Flavio Bernardes e também pelo editor de imagens Roberto Kloss. 

“Drogas K – A Droga Zumbi” foi dividida em 3 episódios e relata o submundo das drogas e da chegada de novos entorpecentes no Brasil. As reportagens mostram desde os efeitos no corpo humano até os desafios para a saúde e a segurança pública.

Exibida em fevereiro deste ano no programa Balanço Geral Curitiba, a série superou os concorrentes e foi vencedora na categoria televisão. A edição atual do prêmio bateu o recorde de inscrições com mais de 400 obras cadastradas, se tornando o maior concurso da área de medicina.

Os trabalhos vencedores de cada categoria serão premiados com R$ 7 mil. A entrega do prêmio acontece durante a Cerimônia de Abertura do XLI Congresso Brasileiro de Psiquiatria – CBP, no dia 23 de outubro de 2024, em Brasília.

"A Droga Zumbi": série de reportagens da RICtv ganha Prêmio ABP de Jornalismo
A entrega do prêmio acontece durante a Cerimônia de Abertura do XLI Congresso Brasileiro de Psiquiatria (Foto: Arquivo/RICtv)

“Tratar de um tema sensível como a dependência química é sempre desafiador, porque vai muito além do usuário ou do traficante na outra ponta. O consumo de drogas, além de impactar todo um sistema de Justiça, destrói famílias inteiras”, disse a repórter Francielly Azevedo em entrevista ao portal RIC.

“Essas pessoas raramente aceitam expor as suas dores na televisão. Então, foram dias para que a produção conseguisse exemplos reais que mostrassem de fato o efeito devastador das drogas K”, concluiu Francielly.

Assista à série “Drogas K – A Droga Zumbi” da RICtv:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui