Mais de mil veículos irregulares já foram guinchados; leilão deve ser feito em 3 meses
A Companhia Municipal de Trânsito (CMTU) de Londrina, no norte do Paraná, junto da Guarda Municipal e Polícia Militar (PM), guincharam 1.301 veículos para o pátio do município. O número é relativo às apreensões e fiscalizações feitas desde o início da operação, em julho de 2021.
Dessa quantidade, 1.235 foram confiscados devido a irregularidades de trânsito e 66 por estarem em desconformidade com o Código de Posturas, Lei Municipal n° 11.468/2011. Outras 52 motocicletas baixadas e um carro foram retirados de circulação por problemas irreparáveis envolvendo o chassi.
Nesse mesmo tempo, 862 motos e automóveis foram liberados do pátio.
Espaço
Atualmente, o pátio está com 439 veículos (237 carros, 199 motocicletas e três caminhões). Desses, 300 estão no local há mais de 60 dias, tornando-se aptos a serem vendidos. Dessa quantidade, 180 estão regularizados para entrarem no leilão, mas a primeira comercialização deve acontecer em 180 dias, devido à baixa quantidade e o intervalo necessário para outros trâmites legais.
“Um serviço de grande importância, já que veículos sucateados e abandonados deixaram de circular nas vias de Londrina, trazendo mais segurança à população. O objetivo é a continuidade dos trabalhos, deixando as vias mais limpas, bem organizadas e seguras”,
comenta o presidente da CMTU, Marcelo Cortez.
Legislação
Conforme a Lei Municipal n° 12.712, são considerados abandonados os veículos que estiverem estacionados em locais públicos por mais de 30 dias, assim como os irrecuperáveis largados há mais de 10 dias. O prazo para definir abandono começa a partir da denúncia feita à CMTU ou constatação dos agentes municipais.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone (43) 3379-7607 ou pelo email transito@cmtu.info.