Londrina adota aparelho que 'lê' quantidade de infrações de veículo em segundos
Agentes de trânsito de Londrina, no norte do Paraná, irão contar com um novo equipamento para tornar a fiscalização dos veículos irregulares mais rápida. Com o aparelho, qualquer débito ou infração poderá ser levantado entre um a três segundos.
“Ele faz a leitura de todos os débitos da placa do veículo, entre eles furto, roubo, veículos baixados, veículos com atraso de licenciamento, IPVA, multas obrigatórias. Ele faz toda essa leitura, passa para a gente no nosso notebook e, através daquelas informações, de um a três segundos, já passa para o pessoal que está fazendo a abordagem na blitz”,
explica o agente de trânsito André Stabelini.
O equipamento, chamado OCR, é um leitor ótico de caracteres. O aparelho custa R$ 100 mil e foi alugado em São Paulo. Até agora, Londrina está com apenas uma unidade, que já foi usada na zona norte. A expectativa é que seja feita uma parceria entre a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Polícia Militar (PM) para deixar as fiscalizações mais ágeis e assertivas, evitando as paradas aleatórias.
Se o aparelho detectar qualquer irregularidade, o alerta é passado para o policial militar, que irá solicitar a parada e fazer a fiscalização.