Lombada eletrônica completa 30 anos em Curitiba; entenda como surgiu
As lombadas eletrônicas completaram 30 anos de criação na última semana em Curitiba. No dia 20 de agosto de 1992 a primeira estava sendo implantada na Rua Francisco Derosso, no Xaxim, sendo considerado o aparelho mais antigo em funcionamento da cidade.
No entanto, a verdadeira localização da primeira lombada eletrônica divide opiniões na cidade. Alguns moradores dizem que o bairro São Lourenço foi a pioneira.
Essa história começou após um dos diretores de uma empresa de soluções e fiscalização em gestão de trânsito da capital quase sofrer um acidente no litoral do estado. Ele voltava de um passeio em Morretes quando precisou frear bruscamente por causa de uma placa de sinalização de lombada estar caída. Foi daí que ele sentiu a necessidade de uma sinalização maior.
O homem se juntou com um colega que trabalhava no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e criaram um design de uma lombada. O dispositivo, trouxe um novo conceito para medidor de velocidade: o de comunicação com o usuário.
O equipamento mostra imediatamente ao motorista se ele está dentro dos limites de velocidade regulamentados para o trecho da via onde está instalado. Logo depois, outras versões começaram a ser utilizadas já com câmeras.
A lombada eletrônica também está entre as inovações destacadas no livro 101 Inovações Brasileiras, lançado em dezembro de 2008, pelo Monitor Group, empresa global de serviços de assessoria de gestão, em parceria com a revista Exame.