Cinco motos 'barulhentas' são flagradas durante blitz em Londrina
Em Londrina, norte do Paraná, cinco motociclistas foram flagrados pilotando veículos que emitem sons acima do permitido pela lei municipal 13.289/2021, as “motos barulhentas”. O limite são 99 decibéis. A blitz aconteceu na noite desta sexta-feira (18).
Foram abordadas pela Guarda Municipal (GM) 40 motocicletas. Cinco delas apresentaram irregularidades nos decibéis emitidos. Os condutores assinaram auto de infração.
Para essa fiscalização, o agente afere o nível de ruído do ambiente, usando um decibelímetro. Em seguida, o nível de ruído do veículo em questão.
Também foram lavrados 15 autos de infrações de trânsito de condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pendências na documentação e outras infrações. Três motos foram recolhidas.
Lei municipal
A lei, que passou a valer no dia 28 de outubro de 2021, controla a poluição sonora em Londrina. É proibida emissão de ruídos por quaisquer acessórios, dispositivos, equipamentos ou componentes de veículos automotores.
São liberados somente ambulâncias, veículos utilizados pelos órgãos de segurança pública, veículos militares, veículos de competições devidamente autorizadas, maquinário agrícola, e máquinas utilizadas na terraplanagem e pavimentação. Passeatas, carreatas e procissões religiosas também são permitidas.