Cascavel terá novos radares; confira os pontos da fiscalização eletrônica
Uma empresa foi contratada pelo órgão de trânsito, a Transitar, de Cascavel, no oeste do Paraná, para ser responsável pelos novos radares da cidade. O resultado do processo licitatório para contratação da empresa foi divulgado nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da prefeitura.
De acordo com a Transitar, a decisão de recolocar a fiscalização eletrônica veio do aumento de acidentes com mortes em 2021. Cerca de 90% dos acidentes tiveram óbitos.
A nova empresa ficará responsável por 48 meses pelos serviços de locação, implantação, remanejamento e manutenção dos equipamentos. Além disso, os pontos para instalação das câmeras já foram indicados pelo órgão e a empresa tem 90 dias para dar início aos serviços.
O contrato da licitação foi fechado em R$ 17.649.727,73 e os vencedores precisaram passar pelas fases de teste em escala real de comprovação e aferição dos equipamentos.
Além dos radares, o órgão de trânsito também contará com um Centro de Controle Operacional (CCO), que possibilitará a integração de um sistema de segurança pública capaz de identificar veículos com irregularidades. Isso contribuirá para o repasse, em tempo real, de informação aos órgãos de segurança.
- Veja ainda: Julgamento de empresário acusado de matar ex-funcionário começa em Marechal Cândido Rondon
O novo contrato vai ampliar de 27 para 40 pontos o sistema de fiscalização, podendo chegar a 60 pontos. Os primeiros equipamentos devem entrar em operação nos próximos dias.
Os equipamentos serão distribuídos em ruas onde foi tecnicamente comprovado o alto índice de acidentes por excesso de velocidade, atendendo também a reivindicação da população, sendo: 60 faixas que controlam avanço de sinal, parada sobre faixa de pedestres, excesso de velocidade, trânsito sobre a faixa do ônibus e conversão proibida. Ainda, serão 25 faixas que controlam excesso de velocidade e 35 faixas com lombadas eletrônicas, totalizando 120 faixas de rolamento que serão fiscalizadas.
Confira os pontos que terão radares:
- Rua Paraná x Rua Pio XII
- Av. Brasil x Av. Barão do Rio Branco
- Av. Brasil x Av. Rocha Pombo
- Av. Brasil x Rua Erechim
- Av. Tancredo Neves x Av. Assunção
- Av. Tancredo Neves x Rua Vitória
- Av. Brasil, oposto ao nº 766
- Av. Brasil, nº 700
- Av. das Pombas, nº 1255
- Av. Tancredo Neves, nº 3431
- Av. Tito Muffato, nº 1552
- Rua Bom Jesus, nº 56
- Rua Jorge Lacerda, nº 2819
Confira os pontos de lombadas eletrônicas:
- Rua Minas Gerais, nº 1986
- Rua Papagaios, nº 860
- Rua Adolfo Garcia, nº 761
- Rua Itália, nº 1056
- Rua São Paulo, nº 80 (Esc. Mun. Gladis Maria Tibola)
- Rua Indira Gandhi, nº 628
- Rua Xavantes, nº 1765