YouTube será investigado por coletar informações de milhões de crianças
O YouTube, que pertence à empresa Alphabet, será investigado pelo governo do Reino Unido por coletar dados de milhões de crianças de forma ilegal. A investigação será iniciada após denúncia apresentada por um grupo de defesa das crianças.
A denúncia diz que a plataforma de vídeos quebrou a lei recém-implementada reunindo “a localização, a visualização de hábitos e preferências” de até 5 milhões de crianças.
McCann, responsável pelo grupo e pai de três crianças, disse em comunicado que o YouTube deve alterar o design de sua plataforma e excluir dados que estava reunindo.
“É um experimento social enorme e não licenciado com nossos filhos, com consequências incertas”, disse McCann.
Um porta-voz do YouTube disse que a empresa tomou medidas para reforçar a privacidade infantil com mais configurações padrão de proteção e fez investimentos para proteger crianças e famílias lançando um aplicativo infantil dedicado e introduzindo novas práticas de dados.
Em 2019, o YouTube foi multado em 170 milhões de dólares pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) para resolver alegações de que ela quebrou a lei federal coletando informações pessoais sobre crianças.